TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Trabalho Universitário: Comunicação Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

No ambiente das organizações, o relacionamento interpessoal é de grande importância. Quando o relacionamento é positivo há uma grande contribuição para um bom ambiente de trabalho dentro da empresa, o que pode resultar em um aumento da produtividade. Esse relacionamento saudável entre duas ou grupo de pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros pois assim demonstram empatia, quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro, são cordiais e têm um sentido de ética. A sociologia estadunidense abordou de forma intensiva as questões relacionadas com relações humanas e as suas aplicações no contexto das políticas organizacionais. Estas relações humanas podem ser categorizadas em relações industriais, laborais e relações públicas. Elton Mayo e Fritz Jules Roethlisberger foram dois dos nomes mais sonantes no estudo das teorias das relações humanas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

No ambiente empresarial são valorizadas muitas competências comportamentais. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes. Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão. Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.

2.2 Comunicação não verbal

Pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, Albert Mehrabian, constatou que as formas de comunicação não - verbais, feitas através de: gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

Ainda segundo Mehrabian - 38% do impacto da comunicação reside em nosso Tom de voz e apenas 7% nas Palavras propriamente ditas. Desenvolver as habilidades de comunicação não-verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

3 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES

Para o cumprimento adequado da sua missão, as áreas de Relações com Investidores fazem aumentar o fluxo interno de informações, interagindo de forma intensa com outras áreas da organização. As informações são colhidas por um colaborador da área de informação em cada uma das áreas da empresa, esse é o primeiro passo para formar as pautas ou o que será tratado nas reuniões, onde tudo será primeiramente avaliado pela equipe de comunicação e aprovados e analisado pelo diretor de comunicação. As informações relacionadas ao meio ambiente e questões sociais são ratadas sob a ótica da sustentabilidade, e devem fazer parte do conteúdo divulgado. Os meios de comunicação para a divulgação das informações também devem ser bem analisados, para que desta forma as informações cheguem aos seus destinatários de forma clara e confiável, e desta forma os investidores terão informações que darão segurança para o investimento.

Uma ferramenta muito importante para se usar nesta área é a pesquisa de mercado, que é uma ferramenta de informação com base na qual os comunicadores e anunciantes poderão criar e divulgar seus produtos e informação. A pesquisa ajuda o próprio anunciante a conhecer seu produto ou informação e sua potencialidade no mercado, assim como o impacto e as expectativas que ele tem causado entre os consumidores e investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com