TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Casos: Comunicação Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação Interpessoal

A comunicação interpessoal é o método de criação de relações sociais entre duas ou mais pessoas interagem entre si. Definida como o processo pelo qual a informação é trocada e entendida, a comunicação interpessoal normalmente tem o intuito de motivar ou influenciar o comportamento. Os objetivos da comunicação interpessoal são: um interligar-se com o outro, a completa habilidade de antecipar, prever e comportar-se de acordo com as necessidades recíprocas de um ao outro.

Segundo França (2013), a capacidade do comportamento individual de comunicação caracteriza a competência de comunicação, que engloba a eficácia, o contexto e o desempenho da comunicação.

A comunicação interpessoal é caracterizada pela presença de duas pessoas em determinada situação de interação, como exemplo falar com uma pedra é um processo estático, pois que a pedra não reage; falar com outra pessoa é um processo dinâmico, pois a outra pessoa reage como tal a sua reação influencia as nossas reações subseqüentes.

Conforme França (2013), a relação interpessoal depende de três fatores:

• Característica comum;

• Fatores circunstanciais;

• Comportamento individual na situação.

O desenvolvimento das relações interpessoais abrange a capacidade da relação com as outras pessoas em várias situações, inclusive de conflito, além da criação de

estratégias para a resolução desses conflitos interpessoais.

Conforme França (2013) os estilos de comunicação estão divididos em:

• Assertivo: expressivo, voltado para o próprio sucesso, não é prejudicial a terceiros, possui noção de ética;

• Agressivo: prejudicial;

• Passivo: tímido e autodesvalorizante, ineficaz, fornece uma vantagem injusta.

A comunicação interpessoal é um processo de interação social, cuja relação poderá influenciar no comportamento, na motivação e no estado emocional do emissor ou do receptor. Através deste processo idéias e sentimentos são transmitidos de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social, é sem dúvida fundamental para o homem conviver no meio social e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com