TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Projeto de pesquisa: Comunicação Interpessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO ............................................................................................04

CONCLUSÃO..........................................................................................................06

REFERÊNCIAS.......................................................................................................07

INTRODUÇÃO

Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a uma instrumento de vida em sociedade fundamental para as relações humanas, pode ser definida como o método pela qual existem e se desenvolvem as relações humanas. O ser humano, assim sendo, necessita da comunicação para se relacionar, dialogar, trocar ideias, promover conhecimento, percepções, enfim para permitir a sua devida evolução ao longo dos tempos.

Ao longo dos tempos, a comunicação serviu e serve, para a propagação da cultura, experiências acumuladas suas crenças, valores, formas de pensar, hábitos e tabus, enfim formas de ser e pensar de uma determinada sociedade e de indivíduos de forma particular. Mas, para que seja eficiente se faz necessário que a mesma se faça entender, para que se possa colocar em comum, vamos dizer assim, experiências e ideias.

De acordo com Bahia (1995, p. 9):

“conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir. Além disso, interna ou externamente, a informação prestada por ela corresponde a uma estratégia.” Ou seja, a organização que souber lidar com os processos comunicacionais poderá fazer da Comunicação uma “arma” que a destacará no mercado de trabalho, pois quanto mais eficiente a Comunicação, melhor as relações interpessoais, inter -setoriais e inter- organizacionais e melhor o desempenho e a produtividade da Organização.

Compreendendo-se a importância da comunicação eficiente no contexto da vida social, e mais especificamente de sua relevância nas organizações sociais, é que o presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre, por meio da analise do texto “Relatos diferentes, um narrativa” do autor Roberto Rokerman.

Dentro da citada analise, serão expressados o valor da comunicação tanto externa quanto interna, discorrendo sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal. Será respondida a seguinte questão: por que é importante para a sociedade a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas relacionadas no já citado texto.

DESENVOLVIMENTO

O texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, vem nos mostrar a experiência de determinadas empresas em comunicação de qualidade, demonstrando ser este um investimento necessário para com os recursos humanos internos, bem como importante com o publico externo, afim de que possa compreender as dúvidas e ânsias de ambos e assim poder coordenar um trabalho de qualidade que preze pelo envolvimento de todos os envolvidos direta ou indiretamente.

Na empresa Braskem, há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Todos os envolvidos, desde os mais altos cargos, se reúnem para discutir e analisar resultados, em especial o que deverá ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos.

Bimestralmente, a referida empresa publica O Geração Braskem, uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família Braskem, com assuntos mais familiares. A pauta das duas publicações é concentrada em um colaborador da área de comunicação, que fala com cada uma das áreas da empresa para saber dos temas importantes, e que propõe a pauta. Ou seja, cada área da empresa é investigada para que se tenha a real percepção do todo, estimulando-se assim o dialogo, a discussão e provocando o surgimento de debates relevantes.

Na empresa CPFL, que participa de investimentos em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, os relatos vão das mensagens do presidente do Grupo nos comunicados ao mercado a informações oferecidas nas contas de luz distribuídas mensalmente. A conta de luz representa assim sendo, um dos pontos mais fortes de contato com os clientes, o que faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de serem entendidas com dicas sobre segurança.

De acordo com Brunetta e Ribeiro (2009), o primeiro passo para uma liderança eficaz nas organizações é uma comunicação adequada. A habilidade comunicativa é uma das mais importantes competências profissionais a ser valorizada no âmbito das empresas. Se a alta administração e os gerentes estiverem verdadeiramente comprometidos, como demonstra os exemplos anteriores das duas empresas, criarão sempre estratégias que promovam um bom fluxo comunicacional entre gerentes e empregados, bem como se valorizará a comunicação externa com os clientes.

Ainda de acordo com os autores, a comunicação organizacional se divide em: comunicação interna, direcionada a funcionários e colaboradores da organização; comunicação externa, relacionada a clientes, consumidores, fornecedores, acionistas, concorrentes, sociedade, mídia, governo, órgãos públicos, escolas, sindicatos, entre tantos outros.

Os exemplos de ambas, se dão de forma eficaz demonstrado nos exemplos acima pela duas empresas citadas, o que demonstra um planejamento estratégico de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com