TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Eletrônico

Monografias: Comércio Eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Breve histórico do comércio eletrônico

O comércio sempre existiu desde que surgiram as sociedades, ele é dito como o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços. Inicialmente praticado pelos primeiros povos apenas a troca, foram os Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios que o incrementaram, pois com as expedições e a descoberta de novos mundos, utilização de pedras e metais preciosos, o desenvolvimento científico industrial e os meios de comunicação, foram incentivados a compra e a venda. Os primeiros vendedores viajavam semanas, meses e anos para anunciarem seus lançamentos, por isso seus produtos eram vendidos como novos durante um longo período.

A partir do século XX produtos eletrônicos começaram a chegar a países, como o Brasil. Graças à rede mundial de computadores, a popular Internet que surgiu nos EUA em 1969 durante o projeto da Arpanet na época da guerra fria e que jamais deixou de evoluir, hoje os diferentes tipos de produtos e serviços chegam simultaneamente em velocidade rápida em todo o mundo. Não há duvidas que ela seja responsável por disseminar informações e mudanças, juntamente com as características do mercado da informática e sua área de programação que são utilizadas hoje para incentivar e ampliar o comércio pela rede.

O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo de vendas e eliminar intermediários da cadeia de suprimento, a fim de auxiliar na globalização da economia através da parceria e negócios e diminuição de limites geográficos. Ele não é só pela internet através de conexão com computadores, mas por meio de anúncios na televisão e principalmente o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos.

Sua tendência é crescer a cada dia, pois a Internet nunca deixará de evoluir, devido ter surgido por meio dela a necessidade das empresas e pessoas para se comunicar interagir e transacionar. E hoje o comércio em geral está partindo para a rede acredita-se que é uma das melhores fases de mudança estrutural na sociedade, na verdade é a formação de uma nova sociedade: a Sociedade da Informação, a Era da Digitalização, cujos processos fazem parte de quase todas as atividades do dia a dia de pessoas e profissionais em geral.

O que é comércio eletrônico

Quando falamos de comércio eletrônico (e-commerce) nos vem quase que instantaneamente em nossas mentes lojas virtuais e a venda de produtos on-line, mas comércio eletrônico é muito mais abrangente e envolve diversos tipos de negócios. O comércio eletrônico se desenvolveu em todo o mundo muito rápido e criou muitas oportunidades de negócios, gerou empregos e mudou a forma de como as empresas fazem suas negociações. Então, por comércio eletrônico entende-se como o processo de se comprar e vender produtos e serviços pela Internet ou por outro meio eletrônico, cujo principal propósito é realizar negócios entre organizações e indivíduos. Comércio eletrônico é a automação das transações comerciais por meio das tecnologias de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico constitui-se do universo de "lojas virtuais" (sites de compras) disponíveis na internet.

Tipos de Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico é formado por diversas modalidades: Em qualquer modalidade do comércio eletrônico, o processo sempre será on-line, o cliente visualiza e escolhe seu produto por meio de comparações, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento.

Veja nossos cursos de e-commerce. O comércio eletrônico é formado por diversas modalidades:

Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja, de empresa para empresa;

Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C): é o comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, sem objetivo comercial;

Consumer to Consumer (C2C) comércio eletrônico entre usuários particulares da Internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;

Government to consumers (G2C):,comercio entre governos ,estadual, federal ou municipal e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas;

Government to Business (G2B):, negócios entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.

Comércio Eletrônico: a nova fronteira da economia

Fazer negócio pela internet está se tornando no Brasil, cada dia mais, uma atividade corriqueira. A internet se tornou um recurso a disposição das empresas para se comunicarem com seus clientes. Uma quantidade enorme de dinheiro é movimentada diariamente em compras feitas pela internet. O consumidor ganhou uma ferramenta poderosa, pois através da internet ele faz pesquisa de produtos e serviços, compara preços, verifica opiniões de outros consumidores que adquiriram produtos semelhantes e a partir daí decide-se pela compra. O comércio eletrônico não é um sonho distante do pequeno empreendedor. Foi-se o tempo em que soluções de comércio eletrônico estavam disponíveis somente para as grandes multinacionais ou redes de lojas de varejo. Não, essa realidade mudou. Hoje é possível um pequeno empreendedor que tenha em seu portifólio até mesmo 10 ou 20 itens revendê-los pela internet com soluções hospedadas em servidores dedicados por um custo inferior a R$ 30,00 ao mês. E, diga-se de passagem, com a mesma tecnologia utilizada pelos grandes varejistas.

O empreendedor deve entender o novo cenário de negócios, cuja principal força atuante é a internet e tirar proveito dos seus recursos para ter uma melhor administração da sua empresa e consequentemente atingir os objetivos que a sua empresa se propõe.

Para que a empresa possa realmente competir no mundo atual, ela deve estar a par das novidades tecnológicas que permitem produzir e distribuir melhor. Além da redução de custos, a introdução de novas tecnologias nas empresas proporciona ganhos de qualidade e produtividade.

Crescimento do comércio eletrônico no Brasil

O faturamento do e-commerce em 2014 chegou R$ 35,8 bilhões com um incremento de 24% sobre o ano anterior, quando este número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com