TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio eletrônico

Projeto de pesquisa: Comércio eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

O E-Commerce

Autores:

Eugénia Louvado, n.º 5779, turma 1113

Teresa Maia, n.º 5817, turma 1112

Índice

 Capa do Trabalho Página 1

 Índice Página 2

 Introdução Página 3

 Classificação do E-Commerce Página 4

 Continuação da classificação do E-Commerce Página 5

 Conclusão da classificação do E-Commerce

Análise das Vantagens e Desvantagens do E-Commerce Página 6

 Conclusão da análise das Vantagens e Desvantagens Página 7

 Análise da Empresa CHIP7 Página 8

 Conclusão da análise da Empresa CHIP7 Página 9

 Conclusão e Referências Bibliográficas Página 10

O E-Commerce

1. Introdução

Comércio: Permutação de produtos. Troca de valores. Relações, trato, conveniência. in Diciopédia 2000

O comércio de produtos e serviços remonta ao início da história do homem, mesmo antes da criação do dinheiro, como actualmente é conhecido. Naquela época o Comércio de Trocas ou escambo, era o modelo que era utilizado. Apesar de ter decorrido bastante tempo, o objectivo subjacente a toda transacção comercial continua o mesmo, ou seja, dar algo que se tem em abundância em troca de algo que se quer e/ou precisa. Desde então o homem tem vindo a progredir e com ele também as formas como este comércio é efectuado. Veio então a “Era Conhecimento”, que fez surgir a Internet. Graças ao desenvolvimento que se notou, hoje a Internet encontra-se à disposição de qualquer pessoa que tenha acesso a um computador, e dentre todas as novas opções que o crescimento da Internet propiciou, uma tem sido particularmente falada cada vez com mais frequência, em conversas informais, no ambiente de trabalho, numa revista ou jornal e até mesmo na televisão - o E-Commerce. Do ponto de vista do empresário, E-Commerce ou Comércio Electrónico, significa simplificação das operações e procedimentos administrativos, controle de entrada e saída de produtos, redução nos custos de pessoal e de recursos físicos, e muitos outros benefícios que vão depender do modelo adoptado. Do ponto de vista do consumidor este tipo de comércio visa sobretudo reduzir custos, na medida em que o cliente pode adquirir produtos que deseja e/ou necessita a preços mais reduzidos, sem ter que gastar dinheiro com deslocações, trânsito, filas e tudo o que está envolvido numa compra tradicional e ainda algo bastante importante, o facto de poder adquirir algo numa parte distante do globo.

De uma forma mais generalista podemos definir E-Commerce como sendo o processo de distribuição de bens e serviços por intermédio de meios electrónicos. É então, um serviço da Internet onde empresas exibem seus produtos para os usuários da Web, colocando-os assim à disposição para compra on-line.

“Desde o aparecimento das primeiras redes informáticas até ao lançamento do correio electrónico em 1971, da web em 1991, dos browsers em 1993 e dos populares serviços online (em linha) em 1995, a Internet alterou a forma como milhares de pessoas passaram a lidar com as suas vidas pessoais e profissionais.”

Pode-se afirmar que, hoje em dia, estas práticas cada vez mais caracterizam a sociedade actual e têm vindo a originar grandes alterações nos negócios e principalmente no comportamento dos indivíduos. Notamos então que “entramos num mundo virtual que completa e acelera o universo real”.

2. Classificação do E-Commerce

Business-to-Business - B2B (Empresa-Empresa)

Esta é uma categoria bastante importante do E-Commerce, podemos dizer que é nas transacções electrónicas entre empresas que se gera o maior volume de negócios deste tipo de comércio, visto que também tem maiores oportunidades para melhores relacionamentos com o cliente, por meio de marketing.

Acompanhando o desenvolvimento da Internet, o Comércio Electrónico Business-to-Business tem vindo cada vez mais a ganhar expressão, à medida que vão surgindo mais sites Web que se propõem dar suporte às transacções electrónicas entre várias empresas. Este tipo de Comércio Electrónico, e tal como o próprio nome sugere, envolve os negócios entre as empresas, e pode ser definido como a substituição dos processos físicos que envolvem as transacções comerciais, por processos electrónicos.

Correspondendo, nos dias de hoje, a aproximadamente 90% do comércio electrónico em Portugal, o comércio B2B desenvolve-se, nomeadamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace, o e-Procurement e o e-Distribution.

- Os e-Marketplaces consistem em plataformas tecnológicas com base na Internet onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real. Nestas plataformas podem-se distinguir dois tipos de mercados. Os e-marketplaces horizontais nos quais se transaccionam produtos/ serviços indirectos, ou seja, que podem ser utilizados por todas as empresas independentemente do sector de actividade ou do seu processo produtivo e os e-marketplaces verticais que se centram num determinado sector de actividade disponibilizando produtos e serviços de vários vendedores situados num ou mais elementos da cadeia de valor da indústria.

- O E-Procurement é um meio electrónico desenvolvido para apoiar o aprovisionamento das organizações, levando estas a obter melhores resultados nos seus fornecimentos, no que diz respeito ao custo e ao tempo.

- Os E-Distributions consistem em plataformas electrónicas geradas para integrar as empresas com os seus distribuidores, filias e representantes. As suas principais funções são: Gerenciamento da rede de vendas; Pedido de venda: visualização e escolha de produtos/pedidos; Conhecimento de entrega: criação de documento para atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com