TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Absoluto E Relativo

Exames: Conceito De Absoluto E Relativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Absoluto e Relativo

Relativo: 1 Que serve para exprimir relação. 3 Filos Que depende de certas condições. 7 Filos Que não é absoluto. 8 Que é calculado com referência a uma proporção, a um valor comparativo; proporcionado.

Absoluto: 1 Que subsiste por si próprio. 2 Que não tem limites, que não sofre restrição. 5 Incondicional. 6 Incontestável. 7 Quím Diz-se de algumas substâncias completamente puras: Álcool absoluto.

Com esses conceitos em mãos, vamos desenvolver nossa ideia. Note que relativo é diretamente oposto a absoluto. Um é antônimo do outro. Portanto, o que um representa o outro não pode representar. É o mesmo que tentar dar dois papéis a um ator, na mesma cena de um teatro. Se analisarmos os significados de relativo, percebemos que um deles sugere referência e comparação, além de dependência. Isto é, para ser relativo, deverá haver um padrão, uma premissa. No caso do absoluto, não há limite, restrição. É totalmente incondicional e incontestável. Para ser absoluto, basta ser.

Lei da Inércia

Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que actuasse uma força sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objecto continua a mover-se com movimento rectilíneo e com velocidade constante".

Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.

Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia:

"Quando a resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme"

Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si. Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inércia. A expressão "resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula" é, para nós, sinónimo de equilíbrio.

Esse equilíbrio pode manifestar-se de duas formas:

Quando a força que atua sobre o corpo é nula (Fr=0) => A aceleração é zero => equilíbrio (pode ser estático ou dinâmico)

O equilíbrio é estático => Repouso (velocidade zero)

O equilíbrio é dinâmico => Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero)

O princípio da inércia explica porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com