TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito E Surgimento Da Sociologia

Artigos Científicos: O Conceito E Surgimento Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.670 Visualizações

Página 1 de 3

O Conceito e Surgimento da Sociologia e seus principais Contribuintes.

O contexto histórico de surgimento da Sociologia deste momento era marcado pela crise política da ordem mundial que se iniciara no “elo mais fraco” a América, primeiro no Canadá (1756-1763) , posteriormente nos Estados Unidos (1776-1783), logo após no Haiti no final do século e finalmente , se estenderia a toda a América Latina nas duas primeiras décadas do século XIX.

Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.

Marx realiza uma construção teórica que procura sintetizar os conceitos mais atuais descritivos da economia burguesa, com o pensamento critico francês mais radical, que naquele momento era defendido pelos Socialistas Utópicos, utilizando como método de estudo e pensamento a Lógica Dialética. O materialismo dialético é o conceito central da filosofia marxista, mas Marx não se contentou em introduzir esta importante modificação apenas no terreno da filosofia. Ele adentrou no terreno da História e ali desenvolveu uma teoria científica: O materialismo histórico. O materialismo histórico, a concepção materialista da história desenvolvida por Marx e Engels, é uma ruptura à História como vinha sendo estudada até então. A história idealista que dominava até então.

Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Durkheim deu grandes contribuições para a sociologia, pois ele transformou a sociologia em Ciência, pois antes o sociólogo não tinha um objeto de estudo, mas através da analise do objeto que é para ele o Fato Social, que se manifesta com três características na sociedade, a primeira é que ela é Geral, algo que acontece em toda a sociedade, Coercivo, pois as pessoas para viverem em sociedade precisam de regras, e aquele que não cumprem vão ser punido, e Externo, pois independente de eu viver ou não a sociedade vai continuar a existir. Ele procurou desenvolver o conceito de uma psique social: agimos em conjunto e em resposta a uma série de fatores sociais.

Para ele, os fatos sociais se apresentam constantes em diversos períodos históricos e as realizações da humanidade apresentam compõe o seu fundamento.

Ele destaca aqueles atos praticados culturalmente daqueles que constituem fenômenos persistentes no tempo. Assim, o suicío requer um estudo sociológico por ser recorrente em todas as civilizações e em todas as épocas. Ele considera os fatos sociológicos inerentes a constituição da sociedade: o crime é uma função do corpo social, assim deve ser entendido como necessário.

Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Para Weber a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com