TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Adm

Trabalho Universitário: Conceito De Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 9

O Significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A palavra administração tem origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade: o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algum empreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta. As organizações em geral e as empresas em particular precisam de muito mais que isso.

• Conceitos de administração

Cada autor conceitua administração em sua óptica particular a seguir algumas conceituações de vários autores;

• Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.

• Administração é o processo de planejar, organizar liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.

• Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais.

• Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.

Conceito atual de administração

Nos dias de hoje, a Administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial. A moderna administração não se restringe aos limites ou fronteiras nacionais perderam a antiga relevância. O centro de nossa sociedade e de nossa economia também é mais a tecnologia, nem a informação nem a produtividade. O fulcro central está na organização: a organização é a maneira pela qual a sociedade consegue que as coisas sejam feitas. E a administração é a ferramenta, função ou instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

Além disso, a administração caminha cada vez mais para ser uma ciência universal. Ela é necessária não só para os administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e científico.

Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade administrá-las adequadamente. Daí surgiu a Administração. A teoria geral da administração (TGA) é, em certos aspectos, uma decorrência da teoria das organizações (TO), ou seja, um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou como uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação. Aos poucos Fo expandindo e ampliando seu objeto de estudo. Aliás essa expansão e ampliação não se apresentam com uniformidade, mas variam enormemente de acordo com as escolas e teorias administrativas e de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamentar suas conclusões ou solucionar os problemas mais importantes com os quais se defrontavam.

• A história da TGA

A teoria administrativa surgiu no início do século passado. Ela é uma jovem senhora e atravessou fases bem distintas e que superpõem. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da administração, a saber:

1. Ênfase nas tarefas,

2. Ênfase na estrutura organizacional,

3. Ênfase nas pessoas,

4. Ênfase na tecnologia,

5. Ênfase no ambiente,

6. Ênfase nas competências e na competitividade

Ênfase nas tarefas

É a abordagem da escola da administração científica> Administração científica é o nome que recebeu pó causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os métodos científicos aplicados aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da administração científica teve seu início no começo do século xx pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915), considerado o fundador da moderna TGA> Taylor teve inúmeros seguidores (engenheiros como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros). Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Desta forma aplicou um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas se assentava na organização racional do trabalho para definir o método pelo qual o operário poderia se tornar eficiente em suas atividades. A técnica para se chegar ao método racional era o estudo de tempos e movimentos as atividades mais complexas eram subdivididas em atividades mais simples, as quais eram divididas em movimentos elementares para facilitar sua racionalização e sua padronização até os movimentos elementares os quais Gilbreth denominou therbligs como unidade fundamental de trabalho foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com