TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Custos

Casos: Conceito De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Custos

Do ponto de vista contábil, baseando-se nas Normas e Procedimentos de Contabilidade (NPC 2 – IBRACON nº 2 de 30/04/1999), Zanluca define custo como sendo:

A soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade ou realizados de qualquer outra forma.

Essa definição aponta várias características dos custos: fala-se em “soma dos gastos”, não só de produção, mas também aquisição, transformação e tudo o que estiver relacionado até se chegar às condições de venda; incluem-se também produtos e serviços indistintamente. O caráter determinante do custo é fazer “parte do objeto social” da empresa que, em outros termos, diz respeito à “atividade fim” da organização.

Denomina-se atividade a combinação adequada e harmoniosa de um conjunto de pessoas, tecnologias, recursos e métodos. Conceitualmente, custos são todos os gastos, em bens e serviços, utilizados na produção de outros bens e/ou serviços. Os gastos incorridos na fabricação de um produto (indústria), na compra de uma mercadoria (comércio) ou na prestação de um serviço (serviço) são caracterizados, tecnicamente, como custos, porque são gastos com a atividade “fim”. Enquanto considerados como custos, os valores desses gastos representam valores em bens ou direitos. “Pode-se, então, considerar que custos são ativos que se transformam em ativos”. (POMPERMAYER & LIMA, s/d: 53).

Marques (2004, p.58) incrementa a definição de custos incluindo a remuneração dos recursos financeiros, humanos e materiais aplicados na fabricação dos produtos, somatória de remunerações aos funcionários/salários mais empresário, lucros mais emprestadores, mais governo impostos, mais fornecedores, compras, consumo.

Coelho (2011) distingue os custos de acordo com cada segmento: No comércio, custos são os valores gastos na aquisição das mercadorias. Nas indústrias e no agronegócio, referem-se aos valores gastos na produção, compreendendo matérias-primas, insumos, mão-de-obra direta interna e/ou externa, etc. Já nos serviços, custos são os valores gastos relativos à execução do serviço, compreendendo os materiais, peças e hora-técnica da mão-de-obra.

Já Berti (2007, p.25) os descreve como “insumos de capitais, bens e serviços para consecução de determinados objetivos” e é “representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos”, são, portanto, os “recursos usados para fornecer um serviço ou produto”.

Reconhecendo que o termo é um dos mais abrangentes, Souza (2008:33) os define como sendo “o valor dos recursos econômicos utilizados na produção ou realização daquilo que se pretende custearem” ou ainda “o montante de recursos utilizados para obtenção de outros recursos”. Visto que, o termo pode assumir significados diferentes para as pessoas, o autor aconselha que “é imprescindível que se defina: custo do quê?”, pois “para cada finalidade, um valor de custo deve ser apurado”.

Custos diretos

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado, ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos:

• Matérias-primas usadas na fabricação do produto

• Mão-de-obra direta

• Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.

Os custos diretos constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com