TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito E Definição De Investimento

Monografias: Conceito E Definição De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito e definição de investimento:

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve ser compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

É aplicado tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros(letras de câmbio, ações) Investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.

Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade, ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

Motta- 2002 “Considera investimento a situação na qual ocorre inversão de capital de alguma forma, buscando com isso criação de valor, ou seja, recuperação do valor investido (principal), mais uma rentabilidade do investimento (taxa de juros), em determinado prazo.”.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Principais formas de investimento

Fundo de Ações:

Nesta forma de investimento, os gestores utilizam seu dinheiro para comprar ações na Bolsa de Valores. A carteira e o montante aplicado em cada ativo são de responsabilidade do gestor e você deve analisar o risco do fundo e explorar se existem, em outras instituições, carteiras e fundos melhores.

As carteiras comumente contemplam empresas que pagam dívidas, small caps (empresas de pequeno porte) e empresas de grande porte (Petrobras, Vale e etc.). O risco é alto, A rentabilidade é média para alta (longo prazo) e tome cuidado com a oscilação do mercado, a taxa de administração, a taxa de desempenho e a gestão do fundo (ativa ou passiva).

Fundo de renda fixa:

Os gestores usam seu dinheiro para investir em títulos da dívida pública pré-fixados. São bons quando os juros apresentam-se em tendência de baixa. O risco é baixo, a rentabilidade é baixa para média e preste atenção na taxa de administração e alíquota de IR.

Fundo Multimercado (ou Misto):

É um produto bancário que faz a junção de renda variável (ações), câmbio e renda fixa. Títulos públicos, privados, ações e moeda estrangeira compõem a carteira. Recomendável para quem ainda não está totalmente pronto para acompanhar e encarar o sobe e desce do mercado de ações, mas tem a ideia de arriscar-se um pouco mais. O risco é médio para alto, a rentabilidade é média. Tome cuidados com a taxa de administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com