TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE INVESTIMENTOS

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.923 Palavras (20 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 1

Passo 1

CONCEITO DE INVESTIMENTO:

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações; Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

A importância dos investimentos para as organizações:

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

• Expansão das organizações para poder gerar mais retorna para o investidor;

• Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos;

Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Fazendo uma analogia aos tipos de investimentos empresariais, para os investimentos pessoais são considerados três tipos:

• Investimentos recorrentes;

• Investimentos estratégicos;

• Investimentos por solicitação (Brasil, 2002).

Os investimentos recorrentes são aqueles em que as técnicas envolvidas, a metodologia utilizada, bem como o comportamento do mercado já são conhecidas. Com isso, a estrutura de custos e as projeções de receitas podem ser estimadas com segurança. Como exemplos de investimentos recorrentes podem ser citados a Poupança, os fundos de investimentos de renda fixa, etc., onde os custos, as taxas de rentabilidade e as técnicas envolvidas são conhecidos e triviais.

Os investimentos estratégicos são típicos de pessoas que estão começando a investir ou tem a intenção de começar. A metodologia a ser utilizada é nova e depende de bastante pesquisa para que se possa ter sucesso nesse tipo de investimento. Em vista disso, os parâmetros são dificilmente estimados e seu valor possui maior volatilidade. Como exemplos de investimentos estratégicos podem ser citados as negociações em Bolsa de Valores, a participação em clubes de investimento, os investimentos em fundos de Ações, Câmbio, imóveis, abertura de negócio, etc., onde as rentabilidades são bastante variáveis e dependem de uma gama enorme de variáveis.

Os investimentos por solicitação são aqueles que não são considerados os valores intrínsecos dos bens adquiridos e sim o aumento na satisfação e na qualidade de vida das pessoas, que também devem ser considerados como investimento. Como exemplos de investimentos por solicitação podem ser citados a aquisição de automóveis para uso pessoal, imóveis para fins de residência, bem como coisas do gênero.

Os investimentos, basicamente, dividem-se em três principais categorias:

• Investimento Publico: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

• Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investidores são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista

• Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR PARA CRESCER

Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos aluta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição eutopia.

No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer, quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado. Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc. Os Investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

1) Expansão das organizações: as organizações, principalmente as privadas tem como objetivos crescer, expandir seu marcado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. Caso contrário nenhum investidor irá se interessar em investir na empresa.

2) Reposição de capital: a organizações, mesmo que não estejam em expansão, precisam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos. Caso não for feito esse reposição as maquinas e equipamentos não serão, mas tão eficientes, e o terá como consequência produtos mais caros e de baixa qualidade, que poderá afetar a sobrevivência da empresa.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para isso, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

A Análise de Investimento no Contexto Estratégico das Organizações Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir seus objetivos. Por exemplos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com