TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de "economia verde"

Resenha: Conceito de "economia verde". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Uns dos temas mais importantes na atualidade e com muitas controversas é pautado no artigo apresentado, ou seja, o Conceito de Economia Verde. O qual 3 definições são representada, de acordo que a primeira se baseia em entender os sistema de preços e serviços e os ativos ambientais, a segunda está ligada ao desenvolvimento de modelos e planejamentos ambiental que se juntam a conceitos que compreende entre a interdependência entre o sistema ecológico e o sistema econômico. A economia na visão tradicional é vista como um sistema que não se relaciona com trocas ao meio ambiente. Já na visão contemporânea de desenvolvimento sustentável , a economia se torna maior em relação ao ecossistema que a contém.

O caso tratado no artigo coloca em pauta um dos temas mais discutidos e importantes da atualidade , embora com muitas controversas, ou seja, o Conceito de Economia Verde. O texto passa 2 definições distintas principais, o que podemos citar de forma a melhor compreende-las:A primeira se baseia em entender o sistema de preços aos serviços e ativos ambientais . Uma segunda concepção de economia verde está liga ao desenvolvimento de modelos de planejamento econômicos- ambientais, onde pode-se compreender a interdependência entre o sistema ecológico e o sistema econômicos.O que nos leva a entender que a economia trás duas visões oposta da visão tradicional e contemporânea de desenvolvimento sustentável .

Os textos apresentados contêm uma visão de idéias contrárias, colocando que os autores apresentam duas formas distintas de economia sustentáveis. A autora Mirian Leitão coloca a Economia verde como um forma de “Fazer tudo de outro jeito” , abrangendo de forma a entender que respeitar o meio ambiente é explorar de forma sustentável. Já Leonardo Boff tem uma visão de economia verde como uma forma de monopólio e privatização dos recursos que meramente deveriam ser publico, onde sua definição com “ganância humana privatista e acumuladora” ,trazendo muitos problemas para maioria da população.

AS duas visões são completamente diferentes devidos aos autores terem caminhos e desenvolvimento contrários , mais algo entre eles podem ser considerados comuns e uma desses pontos seriam de como tratam da necessidade da proteção ambiental, possibilitando olhar para o futuro de forma a garantir a subsistência e sobrevivência de todos. Miriam e Leonardo Boff a exemplo encerram a entrevista dizendo algo parecido colocando que “É preciso proteger. Estamos todos no mesmo planeta. O Brasil é um grande produtor de alimentos para o mundo. Essa é uma das nossas vocações.”

Observando a Manchete observa-se que de acordo com o que foi apresentado no Rio+20 não se obteve o resultado esperado. Devido o que se representa hoje em termos de organização cada país tem uma meta e caminhos diferentes traçados, o que se torna complicado ter um sucesso nessas conferencias. A maioria dos países tende a projetar um modelo que consiga a mantê-los na sua hegemonia para seu modelo econômico esteja funcionando a todo custo, onde a potência militar e econômicas se tornam de maior importância.

As manchetes analisadas transem a nós a conclusão que o resultado da Conferencia Rio+20 , não foi a esperada. Colocamos como um desses fatores que contribuíram para esse o fracasso, o modelo de gestão e meta que cada país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com