TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de investimento

Projeto de pesquisa: Conceito de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos,com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Etapa 01 – Passo 01Conceito de investimento:

Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

Investimentos podem ser definidos como as aplicações de algum tipo de recurso

com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação

com expectativa de lucro. Para Sullivan e Sheffrin (1998) “os investimentos são tradeoffs

que ocorrem ao longo do tempo: firmas e indivíduos incorrem em custos hoje na

esperança de obter ganhos no futuro”.

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivênciadas organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.

.

Os tipos de investimentos:

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandescategorias.

a) Investimentos públicos:

são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas afim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornossociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas,dentre outros.

b) Investimentos privados:

são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas dedireito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradoresde empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

c) Investimentos mistos:

são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

Etapa 01 – Passo 02 tipo de negocio

Lanchonete

O mercado para montar uma lanchonete é bastante competitivo, mas por outro lado e umaatividade que abrange um grande número de consumidores, visto que uma lanchonete é umambiente freqüentado por todas as classes sociais, faixa etária, etc, portanto há espaço para muitaslanchonetes.Um dos fatores mais importantes ao montar uma lanchonete é a escolha do ponto comercial.Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ouempresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas, é bem importante.Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vaioferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a lanchonete iráatender.A estrutura do local para montar a lanchonete dependerá do tipo de negocio que oempreendedor vai abrir. Existem lanchonetes em shopping, que exigem uma estrutura maiselaborada, lanchonetes em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, sea intenção for de oferecer lanche rápido em local de alta rotatividade. Existem ainda lanchonetesvoltadas ao lazer e entretenimento.Definido o local e o publico alvo, de atenção a instalação, fiações, disposição de balcões efreezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e acomodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros, e local para armazenar o estoque.Os equipamentos da lanchonete não precisam ser necessariamente estes, mas estes são osmais frequentemente usados.Equipamentos mais comuns usados para montar uma lanchonete:

Freezers;

Geladeira;

Balcão;

Chapas;

Exaustor;

Espremedor de frutas;

Liquidificador;

Estufa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com