TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de preços - a interação entre oferta e demanda

Seminário: Conceito de preços - a interação entre oferta e demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito de formação de preço – interação entre oferta e demanda

De forma simplista torna-se evidente que o petróleo ainda é a principal fonte de energia do mundo. A conexão entre oferta e procura é um dos pontos determinantes do preço final do petróleo nos mercados internacionais. É evidente também que para a composição do seu preço, temos o custo da extração, os custos de desenvolvimento da produção, e os custos marginais. Estes três itens formam o custo de produção do barril, que varia com o país

Sabendo dos pontos básicos, dar-se inicio ao grande conceito de demanda e oferta, que são forças básicas de funcionamento de uma economia capitalista. A oferta é o desejo de vender, por parte dos vendedores, e a demanda, está relacionada ao desejo de comprar, por parte dos compradores. Ainda com relação à lei geral de demanda, temos que a relação quantidade/preço procurada pode ser representada por uma escala de procura. A demanda em si relaciona-se com os possíveis preços a determinadas quantidades.

Já a quantidade demandada é um ponto especifico da curva, relacionando um preço a uma quantidade. Paralelo a estes entendimentos, e focalizando o preço do barril do petróleo, tem-se que o petróleo é um bem caracterizado por uma procura inelástica no curto prazo, de forma que arrisco em revelar, que a variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. É certo que a médio ou longo prazo essa procura reage a um aumento acentuado dos preços, no qual, se configurará que a demanda deste produto denomina-se elástica em relação a seu preço. Desta afirmação diga-se, que a reconversão energética da maior parte dos setores é complexa e morosa pela própria dificuldade de inovação tecnológica para extração e refino.

Fatores relativos à demanda que podem ter contribuído para o aumento dos preços

Neste instante, instala-se um momento em que o cenário do setor asiático, (até pouco tempo atrás, isto estava evidenciado), nas necessidades crescentes, de um mercado fortalecido – principalmente China, e Índia, apontaram para aceleração da demanda.

Neste mesmo sentido ainda inclina-se atenção aos países da OCDE (os 20 países mais industrializados), que são particularmente penalizados pela volatilidade dos preços neste mercado, pois dependem dos principais produtores. Devem-se incluir os muitos países em desenvolvimento, cujas necessidades cresceram nos últimos anos. Então forma-se aqui uma demanda que tem influenciado no preço aplicado, seja pela mudança do padrão de procura mundial acompanhada pela evolução e crescimento dos países emergentes (vez a crescente China/Índia/Rússia/Brasil), e até potencias (EUA), que vislumbraram um cenário de circunstancias e expectativas positivas, ou ainda pela evolução considerável do crescimento dos países importadores.

Devemos considerar a liberalização dos preços do mercado, por ter ficado a mercê dos principais produtores, e a falta de explorar novas tecnologias de extração petrolífera. Acrescentam-se os fatores geopolíticos instáveis (guerras na África, furacão no golfo do México etc. Então, se observa que a influência na quantidade demandada e a ofertada está relacionada a todos estes fatores comportamentais descritos acima, o que favorece o deslocamento da curva da demanda. No entanto o que pode ser creditado a médio e longo prazo, é que ainda não existe equilíbrio para o ajuste de preço, vez que especialistas apontam por uma preocupação da qual a produção possa ser insuficiente para atender a demanda. Deve-se considerar ainda, que a oferta tem sido rigidamente controlada pela OPEP.

Fatores relativos à oferta que podem ter contribuído para o aumento dos preços

É perceptível que o petróleo é usado principalmente para a área de transporte, e centrais termos elétricos, e ainda uma infinidade de produtos que nascem a partir do seu desenvolvimento. Com o preço alto, o controle da oferta da forma que tem sido feito, ante o cenário que a própria OPEP analisa, e, em um dado instante, com a demanda impulsionada até certo limite de confiabilidade, tem-se, um mercado que favorece a especulação dos produtores. Sendo esta apenas uma das visões, pois é possível considerar a decrescente desvalorização do dólar, para contribuição da demanda e o aumento do preço, frente à procura dos países ícones no crescimento do seu PIB, o que não altera a forma de oferta pela OPEP.

Mas o mercado e o preço do petróleo têm dessas variáveis, e esta tendência já havia sido marcada desde a década de 70, e principalmente nos choques petrolíferos das décadas de 70/80, também em um momento que as economias estavam a crescer, mas sem a preocupação das observações em sistemas de energia alternativa e do desenvolvimento sustentável. Hoje se observa consumidores e sistemas produtivos preocupados com o compromisso ambiental, ainda que em pequena escala, mas avante principalmente na União Europeia.

Com efeito, na micro economia ,descrevemos que o aumento generalizado contribui para retrair ou adiar as decisões de consumo, o que agrava a situação em possível retração da produção. Neste mesmo sentido, consequentemente amplia a tendência de desemprego, e as possíveis contratações ficam congeladas. Já por outro lado os que mantêm seu posto de trabalho reivindicam a subida dos salários em termos nominais com o propósito de compensar perdas. Portanto um circulo perigoso que poderá trazer recessão no mercado. Diante disto é verídico que os sinais dão margem ao qual o preço será automaticamente ajustado as circunstancias; e nenhum dos lados saia perdendo. A oferta e demanda encontrará um novo equilíbrio, frente ao cenário livre que cada país deverá apresentar. Neste sentido, vale ter um sistema monetário e financeiro forte, com capacidade de poucas alterações, e continuar crescendo mesmo que, em um ritmo menor. Isto é a consequência de um mercado globalizado.

Portanto aquele que continuar investindo internamente for produtor, ou tiver um bom estoque, e gastos públicos menores, poderá contribuir para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com