TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituando O Empreendedorismo E O Empreendedor

Artigo: Conceituando O Empreendedorismo E O Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: Conceituando o empreendedorismo e o empreendedor

Resumo

Este artigo trás a ideia do que é um empreendedor e o que envolve, ou o que forma seu empreendimento. Afinal, o que é empreendedorismo? De maneira objetiva, será feita uma análise segundo alguns autores da administração como Chiavenato. Que avanços ocorrem com o empreendedorismo, qual seu histórico de mudanças, como e em que patamar da administração de empresa está o empreendedorismo hoje, são algumas questões respondidas neste artigo. Empreendedor é aquele que desenvolve a arte de empreender, de mudar, conquistar. Ser um empreendedor é exteriorizar aquilo que você na realidade sempre foi e será.

Palavras chave: Empreendedorismo, Empreendedor, Negócios.

1 Introdução

É o estudo voltado ao desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos de criação, mudanças: Empreendedorismo. É identificar oportunidades e torná-las reais. O empreendedor até já pode ser homenageado no seu dia, primeiro de julho, quando é comemorado o dia do empreender individual. Todos que querem, podem se tornar empreendedores, é só estar focado em seu ideal, ser criativo, conhecer a si mesmo e ao ambiente que deseja trabalhar, melhorar ou criar, ampliar sua visão e estar sempre em treinamento, buscando novos conhecimentos.

2 Conceituando

Empreendedor é aquele que desenvolve a arte de empreender, de mudar, conquistar. Ser um empreendedor é exteriorizar aquilo que você na realidade sempre foi e será. A palavra “empreendedor” tem tudo a ver com seu próprio ser, com seu ego. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, empreendedores não são, necessariamente, aqueles que abrem um negócio. Para se compreender as razões de um empreendedor, é necessário que antes, se avalie o próprio ser.

Empreendedores são aquelas pessoas cujas características fogem do princípio estático, imutável. Para os empreendedores, o princípio relativo é o que vale. A regra é não ter regra. A regra é quebrar regras e provar que tudo é possível com muita dedicação e empenho, desde as simples coisas até a construção de novos pensamentos, metodologias e práticas. Na vida de um empreendedor, o ser é mais importante que o saber.

Segundo o Portal do Empreendedor, Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Significado de empreendedorismo conforme o dicionário da língua portuguesa: Qualidade ou caráter do que é empreendedor; Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização de administração. E segundo o mesmo, significado de empreendedor: Que ou aquele que empreender; que é animoso para empreender, trabalhador, amigo de ganhar a vida (traçando empresas novas).

3 Características

Na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. “O empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias.” CHIAVENATO (p. 05, 2005).

Ainda segundo Chiavenato (2005), para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa: ter vontade de trabalhador duro, ter habilidade de comunicação; conhecer maneiras de organizar o trabalho; ter orgulho daquilo que faz; manter boas relações interpessoais; tomar decisões.

O conceito de empreendedor pode mudar de tempos em tempos. Exemplo disso é a mudança de significado do termo durante três paradigmas tecnológicos, conceituados por Aurora Zen e Edi Fracasso (2008):

• O primeiro é o da revolução industrial britânica, que dominou a economia mundial durante todo o século XIX e foi a base de observação para as primeiras teorias sobre o empreendedor.

• O segundo paradigma é o fordista, que surgiu nos Estados Unidos e difundiu o modelo de organização da produção dominante na maior parte do século XX – período marcado pelo desenvolvimento das primeiras teorias da administração.

• O terceiro é o paradigma da tecnologia da informação, centrado nos avanços tecnológicos nas áreas de eletrônica e informática e no impacto destes nas organizações.

Na revolução industrial britânica, o empreendedor capitalista era definido como um homem racional capaz de enfrentar o desafio do risco, e em particular o da economia do mercado. Ele era considerado apenas um coordenador da produção que atua em uma firma com pouca escolha a fazer. A tomada de decisão do empreendedor é baseada na maximização dos lucros, por meio da seleção da técnica mais apropriada para adquirir os insumos necessários no mercado, incluindo trabalho e tecnologia. O termo empreendedor era diferenciado do termo capitalista, o ultimo sendo o fornecedor do capital, atualmente denominado como investidor de risco. Essa diferenciação implicou em uma mudança radical na cultura do Ocidente, e este período foi marcado pelo amplo desenvolvimento de teorias econômicas e, ao mesmo tempo, pela origem das teorias da administração direcionadas à produtividade.

Já no paradigma Fordista, onde a Escola Clássica se originou e pode ser diferenciada em duas vertentes (Teoria da Administração Cientifica e Teoria da Gerencia Administrativa), as idéias dos pioneiros afirmavam que um bom administrador deve planejar cuidadosamente seus passos, organizar e coordenar as atividades de seus subordinados e comandar e controlar o desempenho destes. De forma indireta, foi feita uma separação entre o proprietário, que pode ser um empresário ou um grupo de acionistas, e o gerente, focando seus estudos nas atividades que deveriam ser desenvolvidas por estes últimos. Nesta época, Schumpeter (1983) associou o empreendedor ao desenvolvimento econômico, a inovação e ao aproveitamento de oportunidades. O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos recursos ou materiais. Tal processo foi denominado por ele como destruição criativa.

Desta forma, o empreendedor se caracterizou principalmente pela inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com