TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto De Alto Desempenho

Dissertações: Concreto De Alto Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  7.427 Palavras (30 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 30

Resumo

O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é calculado para se obter elevada resistência e durabilidade. Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. O CAD tem suas resistências superiores a 40 MPa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões. Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desformas mais rápidas, diminuição na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execução da obra.

Palavras Chaves: Concreto, Resistência, estruturas.

Sumário

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 4

INTRODUÇÃO 4

HISTÓRIA E PESQUISAS SOBRE O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 5

COMPOSIÇÃO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 10

AGREGADOS 10

ADITIVOS E ADIÇÕES 11

APLICAÇÕES 13

VANTAGENS 13

Relação Agua/cimento 14

TIPOS DE ADITIVOS 15

Aditivos Plastificantes 16

Aditivos Superplastificantes 18

Incorporadores de ar – Tipo IAR 19

Retardadores de pega – Tipo R 20

Aceleradores de pega – Tipo A 20

Aditivos Minerais 21

Principais Aditivos Plastificantes usados no Brasil 21

Redutores de água - Plastificantes Polifuncionais 23

Redutores de água - Superplastificantes Convencionais 24

Redutores de água - Superplastificantes de Última Geração 25

Tipos de Cimento 26

5)Sobre o Cimento Portland composto com Fíler 30

6)Sobre o Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) 31

7)Sobre o Cimento Portland Pozolânico (CP IV) 31

8)Sobre o Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V-ARI) 32

9)Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) 32

Imagens 37

Conclusão 40

Bibliografia 41

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

INTRODUÇÃO

“Define-se concreto de alto desempenho como um concreto que atenda uma

“combinação especial entre desempenho e requisitos de uniformidade que não pode ser atingida sempre rotineiramente com o uso de componentes convencionais e práticas normais de mistura, lançamento e cura”. ACI Committee on High Strength Concrete,2010.

Com base na resistência à compressão a uma dada idade, o concreto é definido como sendo de “alta resistência”, ou “alto desempenho”. Na década de 1970, antes da utilização dos superplastificantes, os concretos que apresentavam 40 Mpa, ou mais, de resistência à compressão aos 28 dias eram chamados de concretos de alto desempenho. A partir de 2002, o ACI Committee on High Strength Concrete revisou a definição, abrangendo dosagens com resistência de projeto especificada de 55 Mpa ou mais.

O aumento radical na resistência mecânica do concreto, mantendo sua trabalhabilidade, é atingido pela incorporação na mistura de aditivos como superplastificantes, superfluidificantes e microssílica, pela redução do fator água/cimento e o aumento do consumo do cimento no concreto, podendo atingir resistência à compressão superior a 100 Mpa. Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. É utilizado por arquitetos e engenheiros que buscam avançar no conceito de sustentabilidade da construção civil, priorizar o aumento significativo da área útil das edificações, reduzir o consumo de materiais como o aço, aumentar a durabilidade, reduzir o consumo de energia e atingir alta performance, além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar maior rapidez na execução da obra.

HISTÓRIA E PESQUISAS SOBRE O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

A evolução da tecnologia do concreto nos anos 70, em especial com a disponibilização dos aditivos superplastificantes (ACI 212.4R-93, 2001), tornou possível a produção de concretos com fatores água/aglomerantes baixos e, consequentemente, resistência mecânicas altas, a 50 Mpa (CONCRETOS Grupo II, NBR-8953), sendo estes concretos então chamados de CAD. Novas adições como a sílica ativa, por promover reações que transformam os cristais de hidróxido de cálcio em microestruturas mais densas e sólidas, deixaram os CAD ainda mais interessantes por facilitar a obtenção de resistências maiores com menores consumos de cimento (LIBÓRIO, 2004).

O desenvolvimento do CAD, com a decorrente melhora das características mecânicas do material e aumento da sua durabilidade, preencheu algumas das necessidades de fornecimento de materiais mais adequados para muitas novas e importantes obras. Nos anos 80, em diversa cidade dos Estados Unidos, foram construídos edifícios com estruturas de concreto com resistência à compressão da ordem de 50 a 120 Mpa. Em outros países muitas obras importantes passaram a usar CAD, como as torres “Petronas Towers”, Kuala Lumpur, Malásia, mostradas na Figura abaixo.

Exemplo de aplicação do CAD em estruturas de edifícios altos: Petronas Towers (Partner of the World – Germany, 1997), (GARZON, 2004),

No Brasil é crescente a utilização do CAD, mostrando por meio de importantes obras sua vocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com