Concreto De Alto Desempenho
Dissertações: Concreto De Alto Desempenho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elton1992 • 12/10/2014 • 7.427 Palavras (30 Páginas) • 679 Visualizações
Resumo
O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é calculado para se obter elevada resistência e durabilidade. Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. O CAD tem suas resistências superiores a 40 MPa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões. Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desformas mais rápidas, diminuição na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execução da obra.
Palavras Chaves: Concreto, Resistência, estruturas.
Sumário
CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 4
INTRODUÇÃO 4
HISTÓRIA E PESQUISAS SOBRE O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 5
COMPOSIÇÃO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO 10
AGREGADOS 10
ADITIVOS E ADIÇÕES 11
APLICAÇÕES 13
VANTAGENS 13
Relação Agua/cimento 14
TIPOS DE ADITIVOS 15
Aditivos Plastificantes 16
Aditivos Superplastificantes 18
Incorporadores de ar – Tipo IAR 19
Retardadores de pega – Tipo R 20
Aceleradores de pega – Tipo A 20
Aditivos Minerais 21
Principais Aditivos Plastificantes usados no Brasil 21
Redutores de água - Plastificantes Polifuncionais 23
Redutores de água - Superplastificantes Convencionais 24
Redutores de água - Superplastificantes de Última Geração 25
Tipos de Cimento 26
5)Sobre o Cimento Portland composto com Fíler 30
6)Sobre o Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) 31
7)Sobre o Cimento Portland Pozolânico (CP IV) 31
8)Sobre o Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V-ARI) 32
9)Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) 32
Imagens 37
Conclusão 40
Bibliografia 41
CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
INTRODUÇÃO
“Define-se concreto de alto desempenho como um concreto que atenda uma
“combinação especial entre desempenho e requisitos de uniformidade que não pode ser atingida sempre rotineiramente com o uso de componentes convencionais e práticas normais de mistura, lançamento e cura”. ACI Committee on High Strength Concrete,2010.
Com base na resistência à compressão a uma dada idade, o concreto é definido como sendo de “alta resistência”, ou “alto desempenho”. Na década de 1970, antes da utilização dos superplastificantes, os concretos que apresentavam 40 Mpa, ou mais, de resistência à compressão aos 28 dias eram chamados de concretos de alto desempenho. A partir de 2002, o ACI Committee on High Strength Concrete revisou a definição, abrangendo dosagens com resistência de projeto especificada de 55 Mpa ou mais.
O aumento radical na resistência mecânica do concreto, mantendo sua trabalhabilidade, é atingido pela incorporação na mistura de aditivos como superplastificantes, superfluidificantes e microssílica, pela redução do fator água/cimento e o aumento do consumo do cimento no concreto, podendo atingir resistência à compressão superior a 100 Mpa. Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. É utilizado por arquitetos e engenheiros que buscam avançar no conceito de sustentabilidade da construção civil, priorizar o aumento significativo da área útil das edificações, reduzir o consumo de materiais como o aço, aumentar a durabilidade, reduzir o consumo de energia e atingir alta performance, além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar maior rapidez na execução da obra.
HISTÓRIA E PESQUISAS SOBRE O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
A evolução da tecnologia do concreto nos anos 70, em especial com a disponibilização dos aditivos superplastificantes (ACI 212.4R-93, 2001), tornou possível a produção de concretos com fatores água/aglomerantes baixos e, consequentemente, resistência mecânicas altas, a 50 Mpa (CONCRETOS Grupo II, NBR-8953), sendo estes concretos então chamados de CAD. Novas adições como a sílica ativa, por promover reações que transformam os cristais de hidróxido de cálcio em microestruturas mais densas e sólidas, deixaram os CAD ainda mais interessantes por facilitar a obtenção de resistências maiores com menores consumos de cimento (LIBÓRIO, 2004).
O desenvolvimento do CAD, com a decorrente melhora das características mecânicas do material e aumento da sua durabilidade, preencheu algumas das necessidades de fornecimento de materiais mais adequados para muitas novas e importantes obras. Nos anos 80, em diversa cidade dos Estados Unidos, foram construídos edifícios com estruturas de concreto com resistência à compressão da ordem de 50 a 120 Mpa. Em outros países muitas obras importantes passaram a usar CAD, como as torres “Petronas Towers”, Kuala Lumpur, Malásia, mostradas na Figura abaixo.
Exemplo de aplicação do CAD em estruturas de edifícios altos: Petronas Towers (Partner of the World – Germany, 1997), (GARZON, 2004),
No Brasil é crescente a utilização do CAD, mostrando por meio de importantes obras sua vocação
...