TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições para se tornar um empresário

Abstract: Condições para se tornar um empresário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Abstract  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  185 Visualizações

Condições para se tornar um empresário:

Qualquer pessoa pode se tornar um empresário, se tornar seu próprio patrão. Porém é um pouco mais complicado do que se imagina, não bastar ter somente uma boa ideia a ser executada, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

A informação é a base de tudo, pois o conhecimento mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual pretende se envolver.

É considerado empresário segundo a nossa legislação quem exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Para abrir a própria empresa e necessário alguns passos importantes:

1º Definição do tipo de empresa

Exemplo: Precisa ser definido se pretende ser empresário individual ou sociedades.

2º Tipos de participação:

Se optar por sociedade defina:

Sócio- administrador: Aquele que efetivamente desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela mesma. Recebe ‘pró-labore’, assina e responde legalmente pela Pessoa Jurídica (empresa). Todos os sócios podem ser administradores ou não.

Sócio- quotista: Esse tipo de sócio não trabalha na empresa, não retira ‘pró-labore’, mas participa de lucros e prejuízos do negócio e responde pelos atos da Pessoa Jurídica.

3º Situação do titular ou do(s) sócio(s):

Funcionário público:

Na maioria dos casos os funcionários públicos são impedidos pelo seu Estatuto de Servidor de ser sócio- administrador ou titular de firma do tipo empresário. Podendo exercer somente função de sócio- quotista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com