TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutos Livres Ou Canais

Dissertações: Condutos Livres Ou Canais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS – UniEVANGÉLICA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

HIDRÁULICA

CONDUTOS LIVRES OU CANAIS

Dyjeverson José de Araújo Castro

Agnaldo Antônio

Anápolis

Abril/2006

1. Condutos Livres ou Canais

Denominam-se condutos livres ou canais, os condutos onde o escoamento é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Neste contexto, os cursos d’água naturais constituem o melhor exemplo de condutos livres. Além dos rios, funcionam como condutos livres os canais artificiais de irrigação e drenagem, os aquedutos abertos, e de um modo geral, as canalizações onde o líquido não preenche totalmente a seção do canal.

Os escoamentos em condutos livres diferem dos que ocorrem em condutos forçados porque o gradiente de pressão não é relevante. Nesses condutos, os escoamentos são mais complexos e com resolução mais sofisticada, pois as variáveis são interdependentes com variação no tempo e espaço.

Uma importante característica da hidráulica dos canais além da superfície livre, é a deformidade desta. Nos condutos livres, ao contrário do que ocorre nos forçados, a veia líquida tem liberdade de se modificar para que seja mantido o equilíbrio dinâmico. Dessa forma a deformidade da superfície livre dá origem a fenômenos desconhecidos nos condutos forçados, como o ressalto hidráulico, o remanso etc...

2. Forma Geométrica dos canais

Os canais são projetados usualmente em uma das quatro formas geométricas seguintes: Retangular, trapezoidal, triangular e semi-circular, sendo a forma trapezoidal a mais utilizada (Figura 1).

3. Elementos característicos da seção de um canal

Área (A) – é a seção plana do canal, normal a direção geral da corrente líquída;

Seção molhada (A) - parte da seção transversal que é ocupada pelo líquido (Tabela 1). Os elementos geométricos da seção molhada são:

- Profundidade (h) - altura do líquido acima do fundo do canal;

- Área molhada (Am): é a área da seção molhada;

- Perímetro molhado (P) - comprimento relativo ao contato do líquido com o conduto;

- Largura Superficial (B) - largura da superfície em contato com a atmosfera;

- Raio hidráulico (R) - relação entre a área molhada e perímetro molhado;

- Profundidade Hidráulica - relação entre a área molhada e a largura superficial.

4. Borda Livre do canal

Em canais abertos e fechados, deve-se prever uma folga de 20 a 30% de sua altura, acima do nível d’água máximo do projeto. Este acréscimo representa uma margem de segurança contra possíveis elevações do nível dá água acima do calculado, o que poderia causar trasbordamento.

5. Declividade recomenda para taludes de Canais

Para obter estabilidade das paredes laterais dos canais não revestidos, a declividade dos taludes deve ser determinada em função da estabilidade do material com o qual se construirá o canal. Na Tabela 2 estão relacionadas às declividades de taludes mais usuais

para canais não revestidos, de diversos materiais.

6. Velocidade da água nos canais

Nos canais o atrito entre a superfície livre e o ar e a resistência oferecida pelas paredes e pelo fundo originam diferenças de velocidades, tendo um valor mínimo, junto ao fundo do canal, e máximo, próximo à superfície livre da água.. Devido essa variação da velocidade com a profundidade, trabalha-se com a velocidade média.

Na Tabela 3 encontram-se os valores máximos recomendáveis da velocidade nos canais, os quais foram determinados em função da erodibilidade do canal. Entretanto, outro problema é a sedimentação nos canais. Nesse caso, são recomendados os seguintes valores mínimos para velocidade nos canais (Tabela 4).

7. Movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com