TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais De Distribuição

Dissertações: Canais De Distribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  2.638 Visualizações

Página 1 de 7

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

TOLEDO

2008

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 4

2.1 CONCEITO 4

2.2 FUNÇÕES 4

2.3 FLUXOS 6

2.4 NIVEIS 6

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................................9

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS...................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Para que haja a distribuição de bens e serviços necessita-se levar os produtos até os clientes de forma eficiente e eficaz. Profissionais de marketing devem tornar os produtos acessíveis para os clientes, quando e onde eles querem comprá-los, objetivando criar trocas que ofereçam valor.

Diante disso a forma com que esses profissionais tornam esses produtos disponíveis envolve os canais de distribuição, onde cada empresa ou individuo tem suas funções que segue determinados fluxos e níveis de distribuição.

2 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

2.1 CONCEITO

Canais de marketing ou canais de distribuição “são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. Eles formam o conjunto de caminhos que um produto ou serviço segue depois da produção, culminando na compra ou utilização pelo usuário final” (KOTLER e KELLER, 2006, p. 464).

Para Churchill (2000, p. 368) um canal de distribuição é "uma rede (sistema) organizada de órgãos e instituições, que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais a fim de realizar a tarefa de marketing".

A definição de McCarthy e Perreault (1997; p. 20) é: “Qualquer série de empresas ou indivíduos que participa do fluxo de bens e serviços do produtor aos usuários finais ou consumidores”.

2.2 FUNÇÕES

No canal de distribuição exige a realização de muitas tarefas ou funções, que podem ser divididas em três categorias: transacionais, logísticas e de facilitação. Essas funções são executadas por produtores ou por vários intermediários, dependendo da estratégia de canal.

Segundo Churchill (2000, p. 368) ao realizar “funções transacionais, como comprar e vender produtos de vários fabricantes para criar trocas, os intermediários podem tornar os canais mais eficientes”, por exemplo, o cliente ao invés de ir a varias fábricas escolher o produto ele vai a apenas um fornecedor que disponibiliza todos esses produtos no mesmo local, eliminando para o cliente tempo de compras, esforço e custos de deslocamento, além de despesas para os fabricantes, que teriam de desenvolver pontos de venda e habilidades de marketing de varejo. Outro benefício trazido pelos intermediários é que eles podem reduzir (risco de que os produtos venham a se deteriorar ou tornarem-se obsoletos.

“As funções logísticas envolvem mover bens e combiná-los em quantidade que os tornem fáceis de comprar” (CHURCHILL, 2000, p. 370). O atacadista que transporta esses produtos para a loja também está realizando funções logísticas, que ajudam os produtores que não, podem em tornar-se especialistas em logística, e os consumidores reduzindo seus custos de transação.

“Executando funções de facilitação como financiamento de transações, graduação de produtos e coleta de informações de marketing, os intermediários tornam mais fáceis os processos de compra e venda. Dessa forma, produtores e intermediários podem trabalhar juntos para criar valor para seus clientes.” (CHURCHILL, 2000, p. 370).

As funções realizadas por intermediários são:

Funções transacionais:

Compra - Comprar produtos a fim de revendê-los

Venda - Promover produtos para clientes potenciais e solicitar pedidos

Riscos - Assumir os riscos comerciais da propriedade de bens que podem se deteriorar, ser danificados ou tornar-se obsoletos

Funções logísticas:

Concentração - Trazer bens de vários lugares para um único ponto de venda

Armazenamento - Manter e proteger estoques, satisfazendo as necessidades dos clientes

Organização - Comprar bens em quantidade e dividi-los em volumes desejados pelos clientes, o que inclui: acumulação, distribuição, combinação, classificação

Distribuição Física - Mover bens fisicamente para onde eles são comprados ou usados; inclui transporte, armazenamento, administração de estoques e processamento de pedidos

Funções de facilitação:

Financiamento - Proporcionar crédito ou fundos para facilitar uma transação

Graduação - Inspecionar produtos e c1assificá-los em categorias com base na qualidade

Pesquisa de marketing- Reunir e transmitir informações sobre condições do mercado, vendas esperadas, tendências dos consumidores e forças competitivas.

Fig. 01 - Funções do Canal de Marketing

2.3 FLUXOS

Um canal de marketing transfere as mercadorias dos fabricantes para os consumidores. Ele preenche as lacunas de tempo, local e posse que separam as mercadorias e os serviços daqueles que deles precisam ou desejam. O processo de realizar essa transferência de mercadorias ou serviços chama-se fluxos.

Algumas funções (movimentação de produtos físicos) constituem um fluxo à frente da atividade da empresa para o cliente. Outras funções (pedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com