TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Sociais

Trabalho Escolar: Conflitos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera ( Polo Manaus ).

Curso Serviço Social.

Disciplina: Psicologia e Serviço Social

Prof° EAD: Helen Rose da S Pedroso Coelho.

Prof° Presencial: Ana Cristina Campos.

4° Semestre Turma: N 40.

Componentes: Priscila de Souza Monteiro_____________ RA: 304465.

Necilda Nogueira_____________________RA: 288007

Solange Cavalcante ___________ RA: 292943.

Jane Cristina Neri da T. Braz__________ RA: 296177.

CONFLITOS SOCIAIS

Manaus, 16 de Setembro de 2012.

Introdução: O que está claro é que as politicas públicas não tem sido, colocadas em prática ficando só no papel e dificultando a vida de uma população que vive á margem de uma sociedade capitalista que pensa e se preocupa só consigo mesmo. Devido a isto tudo fica um trabalho em que os governantes ficam culpando uns aos outros e não procuram resolver sinceramente os problemas das politicas públicas nos serviços de Educação, saúde segurança, etc...

TROPA DE ELITE

O filme Tropa de Elite nos mostra a realidade em que se vivem os moradores dos morros do Rio de Janeiro, que estão à mercê dos traficantes, que se denominam “donos do morro”, vivem uma situação de abandono por parte do Estado, no filme representado pela polícia, onde muitos policiais que têm por missão defender a sociedade acabam indo para o lado dos traficantes se tornando corruptos, forjando relatórios para esconder a realidade deixando a população sem proteção e sem meios para se defender em uma guerra diária, onde geralmente quem sai perdendo e pagando muitas vezes com a própria vida é a população pobre que habita os morros.

Devido à falta de interesse por parte das autoridades os moradores se tornaram reféns do tráfico e os próprios policiais que estão envolvidos neste sistema de corrupção, pois o morro têm as suas próprias leis determinadas pelos chefões do local, influenciando diretamente na vida dos moradores que vivem sob o domínio destas regras. E quando nem os policiais e nem a comunidade fazem o que eles querem e lhes convêm, existe a lei deles e o próprio julgamento do tráfico que é a morte de forma brutal.

As políticas públicas a muito não tem sido aplicada como deve ser nestes locais, pois a população é marginalizada e discriminada, vive uma vida de terror e humilhações onde muitas crianças estão perdendo sua infância a serviço do tráfico, ao invés de estarem na sala de aula, brincando estão com um fuzil nas mãos se tornando criminosos e muitas vezes nem chegando a idade adulta.

A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. No filme observa-se que o baile funk, é uma das manifestações culturais muito presente entre os habitantes dos morros cariocas, infelizmente esta manifestação cultural ainda está muito associada ao domínio do tráfico de drogas no local e consequentemente a violência, pois não é raro haver tiroteios nestes bailes.

Conflitos entre a policia e o trafico, a policia tenta a acabar com o trafico e o trafico tenta a acabar com a policia. Por um lado a policia tenta solucionar o problema do trafico mais ao mesmo tempo muita gente inocente morrendo todos os dias por causa das drogas, que matam nossas crianças e adolescente todos os dias

A policia procura pelo os traficante todos os dias, o trafico tenta fugir mas nem sempre da certo. Algumas ações publicas para a resolução destes conflitos seriam: mais assistencialismo com as família tanta de classe media alta como de classe media baixa e principalmente com o apoio psicológico tanto para os traficantes como para população e toda policial em geral. O conflito entre a classe media alta e a policia com seu abuso de autoridades, entre os traficantes e a forca da policia. Os traficantes usam de força com a população para amedrontar suas vidas para que as pessoas não entreguem o trafico, mas não das autoridades.

A policia,já usa sua autoridades com os traficantes, usa também sua forca bruta e principalmente seu abuso de autoridades. as autoridades em nosso pais cada vez mais protegem os ricos enquanto os pobres ficam cada vez mais excluídos em nossa sociedade. Os pobres em nosso pais estão sem vez tanto com os seu direitos como com sua capacidade de usar seus próprios direitos de cidadão, os conflitos das autoridades publicas e o sistema da policia que protege mais nem sempre, o que eles fazem realmente é usar o sistema da forca. Mais o conflito do sistema da policia, entre a policia e o sistema e principalmente com a classe media. a briga e conflito entre o BOPE e a PM.

RESOLUÇAO DE CONFLITOS

Podem-se observar no filme vários conflitos sociais, entre eles o domínio do trafico de drogas nos morros cariocas, que muitos inocentes acabam perdendo a vida em virtude do conflito entre a policia e os traficantes, porem existem as famílias que não estão nos morros e os seus filhos acabam subindo ao morro para comprar drogas, enriquecendo cada vez mais os traficantes, e vender em ambientes como faculdade e festinhas badaladas, onde muitos jovens ‘bem nascidos’, consomem entorpecentes e depois para ficar bem visto na sociedade fazem campanha, carreata contra as drogas em prol de uma vida saudável. O BOPE, que é um grupo especializado em combater o Tráfico de Entorpecentes, deveria ir à raiz do problema, no caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com