TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Congresso De Milão

Casos: Congresso De Milão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

O congresso de Milão aconteceu em 1880. Reunia os intelectuaisda época em um evento que teria consequências terríveis para as comunidadessurdas do mundo todo.Nessa ocasião ficou demonstrado que os surdos não tinham problemasfisiológicos em relação ao aparelho fonador e emissão de voz, fatoesse do qual derivou a premissa básica: os surdos não têm problemaspara falar. Baseando-se nessa premissa, a comunidade científica da épocaimpôs que as línguas de sinais, ou linguagem gestual, conforme eram conhecidas,fossem definitivamente banidas das práticas educacionais e sociaisdos surdos. Adotou-se o método de oralização.1

Uma decisão tomada em um congresso sem a participação de um deficiente auditivo atrapalhou o desenvolvimento de milhares de surdos ao redor do mundo. A decisão de que a oralização era superior a linguagem gestual foi um grande erro que perdurou por quase um século. Essa decisão apenas reforçou a segregação dos surdos, que passaram a encontrar ainda mais dificuldade para se comunicar e interagir com os membros da sociedade ao redor.

Podemos ter uma ideia do sofrimento e das dificuldades encontradas na época pelos surdos, principalmente pelas crianças, no filme E seu nome é Jonas; nesse filme o menino entra na escola e a professora proíbe a mãe de usar qualquer tipo de gesto com o menino. Felizmente ao final a mãe percebe o erro desse tipo de educação e procura alguém para ajudar na sua comunicação através do gestual com seu filho.

Apesar de essa decisão nos parecer hoje um absurdo incompreensível, não podemos esquecer que mesmo com o reconhecimento da linguagem gestual como uma língua e uma forma valida de comunicação, os surdos ainda são marginalizados pela sociedade. A LIBRAS não é ensinada nas escolas, e o número de pessoas familiarizada com essa língua ainda é muito pequena.

Para tentar formar uma sociedade mais justa um passo importante seria o ensino de LIBRAS obrigatório nas escolas, assim também como o incentivo a produções culturais que divulgasse a cultura surda para toda a sociedade, incluindo ouvintes.

1IMPACTO DO CONGRESSO DE MILÃOSOBRE A LÍNGUA DOS SINAIS. Disponível em: <www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_2/156.pdf>. Acessado em: 29/03/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com