TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Gerais

Monografias: Conhecimento Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como empresas brasileiras encaram esse conceito e o traduzem em seu dia-a-dia? Pesquisa inédita realizada com executivos de grandes organizações mostra que há avanços nessa área, porém restam "territórios a ocupar". A gestão do conhecimento exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento próprio e naturalmente verdadeiro. Além disso, nunca se deve perder de vista o desenvolvimento de estratégias baseadas no conhecimento.

Se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional.não se “gerencia” pessoas.A meta é tornar produtiva as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa. A gestão do conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada, é uma conquista e não uma aquisição, é mais ser do que ter é ser.

Só para ter uma ideia do valor do conhecimento em nossos dias, nós mandamos navios carregados de soja para os países ricos, mas um navio de soja exportado pode valer menos que uma nova cultura de bactérias que importamos, por exemplo.

O conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito. Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalizarão.

DESENVOLVIMENTO

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento refere-se à capacidade das organizações de captar informações, gerar conhecimento e de agir efetivamente baseado no conhecimento gerado. Essa capacidade forma a base do sucesso num ambiente de mudanças rápidas e de alta competitividade. É uma arte provida do conhecimento humano, no qual se procura o conhecimento individual e coletivo. É um conjunto de praticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem nas empresas. A Gestão do Conhecimento é uma forma organizada de informações consolidadas pela mente humana por meio de mecanismos cognitivos da inteligência, da memória e da atenção. Ela aumentara a velocidade, a segurança e a organização no fluxo de informação e conhecimento dentro da sua empresa, proporcionando maior eficiência dos colaboradores e satisfação dos clientes.

Comparações entre as definições de duas bibliografias pesquisadas:

“Gestão do Conhecimento é o conjunto de práticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem. A gestão do Conhecimento deve estar orientada para a melhoria do desempenho da empresa”. (Roger Buriton, Process Renemal group).

“ Gestão do conhecimento se faz em ações sistemáticas para localizar, entender e usar conhecimentos para criar valor. Apoiar no fluxo de informações e conhecimentos para as pessoas certas, nos momentos certos, de forma a que se possa agir da maneira mais eficiente e eficaz”. (APQC.Americam Productivity & Quality Center).

Exemplo de Gestão do Conhecimento aplicado em empresas: A Romi é conhecida como a maior indústria de maquina-ferramenta do hemisfério sul. Atenta as tendências tecnológicas às peculiaridades especiais dos clientes. A companhia encontra-se provida de capital humano, engenheiros de diversas especialidades, projetistas mecânicos, eletro eletrônicos e de software, desenhistas e pesquisadores, ela tem uma grande estrutura organizacional, que é aplicada por uma extensa rede de parceiros e fornecedores nacionais e internacionais. Assim o sucesso da empresa depende em larga escala se intensivos treinamentos, denso de conhecimento explicito, mas, principalmente de inquantificável conhecimento tácito.

É fundamental saber como utilizar as informações e o conhecimento já existentes na organização. O conhecimento não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócios, nas praticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades. As informações do conhecimento são, essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administra-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham, nesse cenário, um papel fundamental.

A Gestão do Conhecimento pela qual uma organização consciente e sistematicamente avalia, coleta, organiza, compartilha e realimenta seu acervo de conhecimentos para atingir seus objetivos organizacionais, é a construção de uma conexão direta entre o acervo de conhecimentos corporativos e resultados empresariais positivos.

A Gestão do Conhecimento com seus conceitos, princípios e processos típicos para lidar com esse tipo de ativo intangível, esta ou não se institucionalizado na organização que afirmar ter ou estar incorporando tais praticas gerenciais, mesmo que de forma parcial e localizada.

“Os grandes ganhos de produtividade, daqui pra frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” (Peter Drucker).

O conhecimento gera riqueza mundial.

Gestão do Conhecimento é uma disciplina que promove uma visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades. Não é uma tecnologia, mas usa a tecnologia, é uma metodologia e não um produto, não funciona sem mudanças culturais e gerenciais e a grande dificuldade é transformar conhecimento tácito em conhecimento explicito.

Um dos fatores que mais contribuiu para ampliar o conhecimento é a formação de uma massa critica e o processo de internacionalização nas organizações. Todo tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão no sentido de avaliar a busca do conhecimento, à busca de resultados. O conhecimento adquirido deve ser revertido em produtividade, qualidade e soluções inovadoras, para sim se constituir em um diferencial competitivo sustentável.

Apesar de ser um conjunto de práticas gerenciais que surgiram na ultima década, é importante verificar como as mesmas estão sendo introduzidos no contexto da organização.

Questões

1- Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com