TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição do Petróleo

Tese: Constituição do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Constituição do Petróleo

O Petróleo é uma mistura de compostos de carbono e hidrogênio denominados de hidrocarbonetos. Possui também nitrogênio, oxigênio, compostos orgânicos e traços de outros elementos. Em alguns casos verifica-se também a ocorrência de gases que são hidrocarbonetos, além de gases inorgânicos como o hélio e outros.

Origem do Petróleo

Acredita-se que o Petróleo tenha se originado pela decomposição bacteriana de plantas e animais, submetidos a altas pressões e temperaturas ocorridas há milhões de anos. O produto, oriundo dessa decomposição, ficou retido em camadas impermeáveis abaixo da crosta terrestre.

Perfuração – Extração

Havendo evidência da existência de Petróleo nas áreas estudadas inicia-se a fase de perfuração, o que é feito com a torre que tem de 50 a 80 m de altura, utilizada para sustentar as hastes das sondas.

A sonda mais utilizada em nossos dias é a rotativa, composta por tubos de aço presos a uma mesa rotativa, tendo em sua extremidade inferior uma broca de metal duro, a qual se aprofunda no solo triturando a rocha. À medida que a sonda desce no poço, novos tubos vão sendo atarraxados uns aos outros. Essa ação é facilitada pela chamada lama de perfuração que é bombeada continuamente no interior dos tubos, lubrificando e refrigerando a broca.

Quando o Petróleo é encontrado, novos tubos de aço são introduzidos até o fundo, retirando-se a torre e os equipamentos de perfuração sendo então substituídos por um conjunto de válvulas e manômetros conhecido como árvore de natal. Esse conjunto tem por finalidade controlar o fluxo de petróleo e dirigir o jorro para os tanques de armazenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com