TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumidor Adolescente

Trabalho Escolar: Consumidor Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização do tema

O consumo e suas razões são objetos de estudo de várias áreas de conhecimento, tais como o marketing, para compreender o consumismo faz-se necessário um estudo amplo do público que se pretende atingir.

Adolescentes preenchem um dos nichos mais explorados pelas marcas hoje em dia. Eles têm dinheiro, mas nem tanto, adoram tudo que é moderno e altamente tecnológico, estiloso e que possa gerar status com os amigos. Isso é fato, é o que o mercado e pesquisas têm mostrado. Mas quem melhor do que um adolescente pra nos dizer isso?

Esta pesquisa concentra-se no comportamento de consumo dos adolescentes, especificamente pretende-se identificar o perfil deste público e analisar o grau de informação dos jovens a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo Solomon, Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.

(2002, p. 24).

1.2 Tema

Consumidor Adolescente de Araucária: Perfil de compra e nível de conhecimento sobre os direitos do consumidor.

1.3 Problema

Qual o perfil de compra do consumidor adolescente estudante da cidade de Araucária e qual seu nível de conhecimento sobre os direitos do consumidor?

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Identificar e caracterizar o perfil de compra do consumidor adolescente, bem como compreender o nível de conhecimento dos direitos do consumidor.

1.4.2 Objetivos específicos

• Identificar o perfil pessoal e financeiro do consumidor adolescente;

• Descrever os tipos de produtos mais consumidos pelo público alvo;

• Analisar o nível de informação do consumidor adolescente quanto a seus direitos segundo Código de Defesa do Consumidor;

• Apontar qual a maior dificuldade encontrada na hora de sanar dúvidas quanto ao produto adquirido.

1.5 Justificativa

Com base nos dados do IBGE (2006), aponta-se que os adolescentes representam 35.2 milhões de brasileiros, o equivalente a 20,78% da população, apontando o Brasil como o terceiro maior mercado adolescente do mundo.

Sendo este segmento de mercado considerado um grande potencial de consumo, optamos por realizar uma pesquisa para compreender um pouco mais sobre o público adolescente, com base nos estudos já realizados na disciplina de Pesquisa de Marketing, durante o semestre acadêmico, optamos por dar continuidade no tema.

Segundo Jean Piaget (1971), os interesses dos adolescentes são diversos e mutáveis, isto é estão constantemente passando por mudanças e acompanhando as grandes inovações globais os adolescentes vivem o aqui e o agora sem se preocupar com o amanhã, aonde sua estabilidade emocional e compulsiva chega próximo á vida adulta.

Portanto, tais fatos nos fez despertar interesse pela continuidade do tema, tornando-nos capaz visualizar de forma minuciosa o público em questão e compreender o que os levam á determinados comportamentos, sejam eles em casa, redes sociais ou até mesmo no âmbito de descontração com os colegas.

Os Direitos e deveres são temas muito presentes na vida dos adolescentes da atualidade, visto que hoje eles estão cada vez mais avançados, acompanhando ás facilidades que a vida moderna nos proporciona. Compras sem sair de casa, formas de pagamentos facilitadas e uma comodidade extrema. Mas muitas vezes as descrições de trocas, garantias e meios de recorrer caso algo de errado no processo de compra estão implícitos de forma imperceptível onde o consumidor muitas vezes passa por dificuldade e stress caso precise de um serviço de retorno. Tal colocação acaba ficando esquecida quando a compulsão pela compra fala mais ato.

Mas relacionado ao mercado de consumo, produtos e serviços, acreditamos que há uma carência de informações, podemos concluir que o que deveria haver era uma sociedade consciente a respeito dos Direitos do Consumidor.

2. METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada, onde a amostra fora igualmente distribuída entre duas escolas no município de Araucária, sendo Colégio Estadual Fazenda Velha (Rede Pública) e Colégio João Paulo (Rede Particular), ambos aplicadas a estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Os questionários aplicados (Anexo 1) foram desenvolvidos especialmente para esta pesquisa e a captação das informações foi feita através de autopreenchimento destes pelos respondentes.

• Delineamento: Pesquisa Conclusiva Descritiva e Transversal Única

• População: Adolescentes.

• Amostra: Não probabilística. Cem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com