TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio Modular

Resenha: Consórcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje em dia o Consórcio Modular é considerado um novo paradigma do modelo de produção

A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo

Outra mudança foi o surgimento do Mercosul, mercado comum do cone sul, que permitiria no futuro a comercialização de produtos entre os países membros com taxas de importação menores e em alguns casos nulas, ampliando o mercado de comercialização dos produtos fabricados pelos países membros.

O princípio do funcionamento da Organização Modular é a transferência da Tecnologia de montagem d empresa detentora do projeto para as empresas fornecedoras. Neste sistema toda a montagem do produto é realizada por empresas denominadas de modulistas. As obrigações e responsabilidades são bem definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio Modular

Neste novo modelo podemos levantar várias questões ligadas a forma de Organização do Trabalho,a forma de Organização da Produção e no relacionamento entre a empresa líder do consórcio e seus modulistas e a cadeia de fornecedores.

Com este novo modelo de produção pudemos assistir um alto índice de capacitação defornecedores e transferência tecnológica dos produtores promovidos pela desverticalização da indústria e pelo estreitamento das parcerias, tornando os elos mais profundos.

Assim, as indústrias líderes em diversos setores econômicos deverão reordenar suas atividades emfunção da nova estratégia, focando a sua estratégia no desenvolvimento do design, arquiteturaglobal do produto, política de marketing e comercialização. Procurando assim a integração com os parceiros em uma política bem definida de transferência tecnológica, tornando os fornecedores em co-fabricantes.

Com a crescente competitividade no mercado automobilístico e sua busca por melhoria nos indicadores produtivos, as empresas viram-se obrigadas a rever suas formas de relações de fornecimento e redimensionar seus arranjos industriais.

A crescente competitividade obrigou as empresas a buscar novas formas para permanecer no mercado. Baixar custos, agregar valores aos produtos, inovar processos e gestão estão entre as muitas iniciativas tomadas.

A partir de então as empresas passaram a tomar atitudes no sentido de reduzirem parte de seus custos fixos e terem menos impacto na manutenção de recursos em períodos de baixa produtividade.

O desafio da Volkswagen não era apenas construir fisicamente uma nova planta e

redesenhar a cadeia de suprimentos, mas também recuperar, renovar ou estabelecer relações com os fornecedores de peças e componentes para caminhões e ônibus, rompidas durante o período da Autolatina, pois essas relações com fornecedores eram desenvolvidas pela Ford Brasil.

Praticamente todos os investimentos feitos pelos modulistas foram gradativamente amortizados pela montadora durante o tempo de duração

do contrato, o que garantiu à montadora maior liberdade no momento de sua renovação.

Grande parte das máquinas e equipamentos necessários ao funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com