TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade.

Projeto de pesquisa: Contabilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE

Grupo: Renata Barbosa de Meneses, Ailanna Conceição e Leonardo Nicolau

Turma: 2410

Professor: Ronaldo Ribeiro

Rio de Janeiro

2010

Sumário

1. Introdução 3

2. Surgimento da Contabilidade 3

3. A Contabilidade e o Futuro 3

3.1. A Necessidade de tecnologia da informação 4

3.2. Mecânica x Informatização 4

3.3 Conceitos 5

4 Tipos de sistemas de Informação 5

4.1 Softwares mais usados na contabilidade 5-12

4.1.1 Alterdata 5-11

4.1.2 Prosoft 12

5 Resumo 12

6 Considerações Finais 12-13

7. Referências bibliograficas 13

1. INTRODUÇÃO

O contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situações que exijam uma analise contábil mais apurada e complexa. Diante das mudanças tecnológicas que estão conquistando o mundo.

2. O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe desde os primórdios da civilização com a necessidade humana de

quantificar riquezas e de padronizar os procedimentos contábeis utilizados por todas as entidades, a fim de tornar as demonstrações contábeis acessíveis a todos os usuários. Ao longo dos séculos incorporou práticas e princípios para fazer parte da evolução da sociedade e suas tecnologias.

3. A CONTABILIDADE EO FUTURO

As organizações empresariais estão enfrentando uma explosão de concorrência global e da inovação (a chamada 3ª onda). Prevê-se que o futuro da maioria dos trabalhadores será de trabalhadores do conhecimento (aqueles que ganham a vida trabalhando com a informação); porém é necessária a integração da tecnologia da informação (TI) em seus processos básicos para um bem sucedido negócio. Na verdade as empresas hoje precisam de pessoas qualificadas, trabalhadores qualificados em TI; necessitam desde seus contadores e executivos financeiros a seus operários incluídos em ter um alto nível de informática e habilidades técnicas. O mercado consumidor da contabilidade tem uma nova demanda por profissionais contábeis e os meios de comunicação, com sua velocidade de veicular a informação. A contabilidade tem que estar junto com o crescimento tecnológico, tendo então os seus profissionais que surfar nesta onda de informação, conhecimentos e tecnologias.

3.1. A NECESSIDADE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Reconhecendo esta tendência do trabalhador e as condições econômicas, vemos que existe a necessidade de computadores e os conceitos de TI na parte do conhecimento, competência e habilidade de contadores profissionais. Os contabilistas devem ser capazes de aplicar softwares para a melhoria das produtividades, tais como, planilhas eletrônicas, e softwares de contabilidade específicos, e serem capazes de interpretar, integrar e aplicar tecnologias da informação. O sistema de informação tecnológica é de grande importância para a Ciência Contábil, pois possibilita que os seus contadores trabalhem suas informações com mais rapidez e segurança. Contudo o mundo necessita dessas informações a cada instante e em tempo real para tomada de decisões. Para obterem cada vez melhores resultados a s empresas adotam esse sistema de contabilidade informatizada.

Algumas vantagens desta contabilidade:

• Aumento da produtividade;

• Melhoria da qualidade dos serviços;

• Mais estimulo para os profissionais da área;

• Facilidade para a leitura prévia de relatórios;

• Facilidade de acesso às informações da empresa;

• Maior segurança das informações.

3.2 MECANICA X INFORMATIZAÇÃO

SISTEMA MECANIZADO SISTEMA INFORMATIZADO

Processos lentos

Produtividade baixa

Ocorrências de erros

Etc...

Processos rápidos

Aumento de produtividade

Segurança nas informações

Etc...

Na analise da estrutura geral da empresa, deve ser observado seu funcionamento como um todo, bem como o funcionamento dos setores, das seções e das demais áreas com atividades ligadas à contabilidade, levando-se sempre em consideração a possibilidade de expansão a médio ou longo prazo, para se evitar alterações substanciais na estrutura do elenco de contas, depois que o mesmo estiver implantado.

3.3 CONCEITO

TI é um conjunto de recursos, materiais tecnológicos financeiros que responde a uma sequência lógica, processando dados diante das informações fornecidas.

4. TIPOS DE SISTEMAS DE IMFORMAÇÃO

Os sistemas de informações computadorizadas absorvem tarefas e procedimentos dos sistemas manuais, tais como: classificação, cálculos, sintetização elaboração da informação etc. É importante destacar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com