TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade.

Tese: Contabilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  Tese  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera Uniderp

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Professor (a) EAD: Me. Olney Bruno da Silveira Junior

Curso de Administração

Disciplina: Teorias da Administração

Grupo 2º semestre

Sabrine Ramos Costa RA 368856

Jaqueline Elino Ferreira RA 374519

Ananízia Paula Pereira Ferreira RA 366315

Aline de Jesus Oliveira Lopes RA 364792

Liriani dos Remédios Cordeiro RA 354527

Paraty, 17 de setembro de 2012.

INTRODUÇÃO

Veremos como é importante a Teria da Administração e como ela funciona, pois a administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados. Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.

CAPÍTULO 1

Desenvolvimento

Diante dos textos estudados pelo nosso grupo, chegamos á conclusão que Administração como habilidade humana pode ser natas ou adquiridas, ou seja, que as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras a descobrir.

• Habilidade Técnica – compreensão ou domínio de determinado tipo de atividade.

• Habilidade Humana – é a capacidade de aptidão de trabalhar com as pessoas.

• Habilidade Conceitual – requer maior conhecimento, exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas.

Os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias foram somente a partir do século XX que se apresentou um desenvolvimento notável na inovação.

Taylor, Fayol e Hawthorme, foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas com maior eficiência e produtividade nas organizações.

A filosofia também teve grande influência na Administração.

Sócrates com seus questionamentos, Platão com o livro “A República” e Aristóteles com o livro “A Política”. A filosofia influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da era industrial.

Nessa evolução histórica, duas instituições se destacam: a Igreja Católica Roma era exemplo de Organização Formal e eficiente, as Organizações militares Hierarquia de poder rígido, ainda fluente nas organizações modernas, economistas liberais (Adam Smith, Marx e Engels), os pioneiros e empreendedores. Eficiente e a segunda de Hierarquia de poder rígido, ainda fluente nas organizações modernas.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Outro acontecimento foi aceitação das teorias dos economistas liberais, que impulsionou os investimentos em produção a frente dos concorrentes.

Importantes publicações marcaram o período como “A Riqueza das Nações”. De Adam Smith, o qual reforçou a importância do planejamento da organização e o capital, Karl Marx, o qual incentivou a pressão do protelitáriado, que levou as empresas a buscarem racionalização do trabalho. Todos esses fatores completaram as condições propícias para a busca de bases científicas, melhoria da prática empresarial e o surgimento das teorias administrativas. Em meados do século XX, teve alguns antecedentes históricos na história da administração. Sócrates, que expõe seu ponto de vista sobre a administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência, Platão expõe a forma democrática do governo e da administração dos negócios públicos, Aristóteles deu impulso inicial à filosofia, cosmologia, noologia, metafísica, lógica, ciências naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano. As características marcantes das teorias propostas pelos precursores da administração, no desapontar do século XX, dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor (1856-1915) veio desenvolver a chamada escola da Administração científica preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro Henri Fayol veio a desenvolver a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de Administração em bases científicas. A chamada abordagem clássica da Administração, duas escolas: Escola da Administração científica (Taylor) e Escola Teoria Clássica da Administração (Fayol).

Taylor apresentou um trabalho APIERCE-RATE SISTEM, um sistema de pagamento por peça, em que propunha um estudo de quanto tempo levaria um homem fazer seu melhor trabalho de estudo sistemático e científico do tempo, dividir cada tarefa, com colaboração dos trabalhadores, cronometrá-las e registrá-las. Princípios que Taylor defendeu e destacou: Seleção científica do trabalhador, Tempo padrão, Plano incentivo, Trabalho em conjunto, Gerentes planejam, operários executam, Divisão de trabalho, Supervisão e Ênfase na eficiência.

A administração é ciência ou arte?

Taylor propôs, na administração contemporânea, que o trabalhador não era ignorante, ao contrário, reconhecia a inteligência, assumindo que as experiências de cada gestão constroem melhores procedimentos e métodos práticos, porém no método Taylorista, não é o operário quem deveria decidir, mas sim o gerente.

Analisando os teóricos clássicos, concluí-se que as teorias antagônicas, mas se completam.

CAPÍTULO 2

Estudando as teorias, chega-se a conclusão que as teorias são contraditórias, mas no final tem o mesmo significado. Por isso cada ideia tem sido moldada a cada teoria. Temos como ponto importante para o surgimento das teorias administrativas que cada teoria surge em decorrência da necessidade que estão vivendo. A Teoria clássica foi o ponto de partida, seja ela para julgar,como para expandir. O que acontece é que ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com