TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Dissertações: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  4.037 Palavras (17 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 17

INDICE

INTRODUÇÃO PAG 03

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO PAG 04

ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PAG 06

METODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO PAG 10

O EFIETO DA INLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTO

PAG 12

O IMPOSTO DE RENDA A DEPRECIAÇÃO PAG 16

CONCLUSÃO PAG 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma visão superficial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.

O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.

Ramo de atividade Indústria de transformação.

Tipo de Negócio Fabricação de sorvetes bolos, tortas geladas.

Produtos Ofertados Sorvetes, bolos, tortas geladas.

O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi uma Fabrica de SORVETE, BOLOS E TORTAS. O público alvo são pessoas físicas, restaurantes, mercados e afins. O investimento foi escolhido após pesquisa realizada nos grandes centros, além da pesquisa na internet, assim sendo ficou explícito que hoje o mercado alimentício, cresce a cada dia.

Oferecemos aos nossos clientes as melhores condições de mercado, além de lançarmos promoções para capturarmos novos clientes. As fabricações de nossos produtos são feitas com receitas de gerações antepassadas, sempre com rigorosos cuidados. Temos uma equipe treinada e capacitada para fabricação e atendimento ao público. Possuímos também o espaço café, para nossos clientes onde os mesmos podem degustar nossas delicias e refrescar-se com nossos saborosos tipos variados de sorvete.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infra-estrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros.

Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São:

 CDB;

 Caderneta de Poupança;

 Debêntures;

 Ações de empresas;

 Fundos de investimentos;

 Títulos públicos

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:

• Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população.

• Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

• Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica.

FLUXOS DE CAIXA RELEVANTES

Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na análise de implantação de um projeto.

Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

E ele é formado por basicamente por três partes:

1) Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa

2) Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.

3) Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

PROJETOS ÚNICOS E PROJETOS CONCORRENTES

Podem ser basicamente de duas modalidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com