TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Artigos Científicos: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 5

tulo: Custeio por Absorção¹

Apresentação

Caros alunos, sejam muito bem vindos à disciplina de Contabilidade de Custos!

Web Aula

Daremos início então à nossa primeira aula web da Unidade I !!! Fiquem muito tranqüilos, falaremos basicamente dos métodos de custeio, o qual faremos alguns exemplos práticos a fim de que vocês realmente absorvam o conteúdo apresentado!!!

Métodos de Custeio

Os métodos ou sistemas de custeio são definidos como o método utilizado para apuração e apropriação dos custos ao produto, ou seja, a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores.

A contabilidade contempla diferentes tipos de custeio, dos quais serão analisados:

• Custeio por Absorção ou Pleno;

• Custeio Direto ou Variável;

• Custeio Baseado em Atividades ou ABC;

• Custeio RKW;

• Custeio Meta ou Target Costing.

Os sistemas de custos apresentam três características fundamentais:

1. Quanto à forma de acumulação dos custos: por ordem ou por processo;

2. Quanto à composição dos custos: Direto (variável) ou por absorção;

3. Quanto ao momento da apuração dos custos: Pós-determinados (reais ou históricos) ou predeterminados (estimados e padrões).

Para Hansen e Mowen (2001, p.28), os sistemas de informações de gestão de custos possuem três objetivos amplos:

1. Fornecer informações para computar o custo de serviços, produtos e outros objetos de interesse da gestão;

2. Fornecer informações para o planejamento e controle;

3. Fornecer informações para tomadas de decisão.

As informações relativas aos custos de serviços e produtos de interesse da gestão, dependem da natureza do objeto a ser custeado. Tais interesses estão relacionados diretamente às necessidades específicas a cada situação dos gestores. Desde os propósitos de rentabilidade dos produtos ou serviços, até as estratégias futuras da empresa podem ser relacionadas por meio dos sistemas de gestão de custos.

Tais informações também são amplas à utilidade básica de planejamento e controle na gestão. Para Hansen e Mowen (2001, p.28), elas “devem ajudar o gestor a decidir o que deve ser feito, por que deve ser feito, como deve ser feito e quão bem está sendo feito”, ou seja, suprir por meio das informações geradas, as necessidades de projeções de custos de produtos e serviços para as análises de viabilidade e inviabilidade de processos de fabricação específicos a cada empresa.

s sistemas de informações de gestão de custos, por fim, são dados básicos às decisões gerenciais. Sendo o objetivo da contabilidade fornecer informações às tomadas de decisões, os sistemas de custos geram de forma detalhada e específica, os componentes úteis ao gerenciamento das empresas.

Evolução dos Métodos de Custeio

Assim como várias ciências, a ramificação contábil denominada contabilidade de custos, passa por uma evolução ao longo dos anos. Desde os controles mais básicos, até as formas mais detalhadas analisadas anteriormente, os sistemas de custeio obtiveram um crescimento representativo. Prado (2001, p.8) traça a evolução histórica dos sistemas de custos:

Período Histórico

Século XVIII Renascença: Pouco desenvolvido, devido ao maior ênfase dado ao comércio do que a produção. Exceções são identificadas a partir de 1577, onde empresas mineradoras da Áustria mostravam em seus registros contábeis a acumulação de custos de materiais, mão de obra e certos gastos que eram lançados em uma conta chamada "Fundição" e logo em seguida se creditavam a produtos acabados.

Século XIX Somente neste século a contabilidade de custo evoluiu, devido a necessidade de incorporar em cifras aos custos totais os gastos de fabricação. O fato curioso que dificultava a contabilidade de custos era a divulgação de conhecimento de processo de fabricação, muitas vezes considerado como segredo industrial, e era reduzido o número de contadores que tinham visão geral sobre o tema.

1900-1925 Com o advento da revolução industrial, mais e mais justificava a criação de técnicas de apuração de custos, surgem então a técnica de "Custos Diretos", pois a industria já começava a dominar a técnica de produção em série.

1919 Fundado nos Estados Unidos a "National Association of Cost Accountant", cujos boletins informativos começaram a moldar os profissionais e professores a partir de então.

1925-1950 Controles Estatísticos - Custos Standard criado pelos alemães.

1950-1980 As empresas começaram a se interessar pelos problemas dos custos, ao compreender o significativo papel que estes desempenhavam na mensuração da eficiência fabril. Começam a surgir varias técnicas de apuração de custos.

Era da informação Com o desenvolvimento da micro-informática as empresas começaram a ter poder de processamentos para obter mais rapidamente respostas para suas análises de custos.

Quadro 01 – Evolução histórica dos sistemas de custos.

Fonte: adaptado de Prado (2001)

Custeio por Absorção

O sistema de custeio por Absorção ou Pleno, também denominado Tradicional, para Werncke (2005, p.19) pode ser definido como:

[...] o conjunto de procedimentos realizados para atribuir todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com