TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Exames: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Demonstrações Contábeis

Demonstrações contábeis são informações obrigatórias divulgadas anualmente, pela administração de uma sociedade, representando a prestação de constas aos sócios e acionistas.

Essa satisfação sendo composta por “relatório da administração”, “Demonstrações contábeis” e “Notas Explicativas”.

Balanço Patrimonial

Balanço patrimonial é uma demonstração contábil, seu objetivo é expor a situação financeira e patrimonial de uma entidade. O balanço apresenta Ativos e Passivos e também Patrimônio Líquido, que é o resultado entre o total de ativos e passivo.

Demonstração de resultado do Exercício – DRE

Tem o propósito de evidenciar a formação do resultado líquido do exercício, confrontando as receitas, custos e despesas. Oferecendo uma síntese econômica dos resultados operacionais. Apesar de presentados para fins fiscais, trimestralmente o DRE é elaborado mensalmente.

Demonstrações de mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

Qualquer uma das demonstrações é aceita no Brasil, entretanto a DMPL é mais completa, pois contém uma coluna com os dados da DLPA. A DLPA é obrigatória, mas pode ser substituída pela DMPL.

Nessa demonstração evidencia-se a mutação do patrimônio líquido em termos globais e em termos de mutações internas.

Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)

Essa demonstração foi substituída pela “Demonstração dos fluxos de caixa”; Tinha como principal objetivo evidenciar as origens de recursos que ampliam a folga financeira em curto prazo e as aplicações de recursos que consomem essa folga.

Demonstração dos fluxos de caixa – DFC

Fundamentada pela lei nº 11638/07 no Brasil, a DFC demonstra as movimentações das disponibilidades e o fluxo de caixa.

Demonstração do valor adicionado – DVA

A DVA foi implantada no Brasil, sob a lei nº 11.638/07 que tem como objetivo informar os valores das riquezas e sua forma de distribuição

Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados – DLPA

A empresa tem a opção de incluir ou não suas demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido.

A DLPA demonstra as operações ocorridas no saldo da conta de lucros e prejuízos acumulados no patrimônio líquido.

Já para sociedades limitadas e outros tipos de empresas, a DLPA é obrigatória, conforme a legislação do imposto de renda.

Demonstrações comparativas

Tem como seu objetivo analisar a empresa com visão no futuro, sendo assim, é importante comprar as demonstrações contábeis dos dois últimos exercícios.

Consolidação das demonstrações contábeis

É necessário, complementarmente, às demonstremos contábeis normais, sejam apresentados também demonstrações contábeis consolidadas da investidora com suas controladas, no caso de companhias abertas e grupos societários.

Balanço Social

É a demonstração do exercício da responsabilidade social coorporativa, informando sobre os planos, projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos envolvidos, que direta ou indiretamente se beneficiam dos projetos desenvolvidos pela empresa.

Balanço Ambiental: Pode expor as comparações de poluentes produzidos. Podendo demonstrar a idealização da empresa em relação aos recursos naturais.

Balanço de recursos humanos

Expor os benefícios, remunerações, gastos em treinamentos e força de trabalho.

Outros itens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com