TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Exames: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 A finalidade dos índices de liquidez

- 3 -

Os indicadores de liquidez têm por objetivo a medição dacapacidade de pagamento ou folga financeira de uma empresa, ou seja,a habilidade que esta tem em cumprir corretamente as obrigaçõesassumidas. Os índices de liquidez existentes são: indicie de liquidezcorrente, seca, imediata e geral (ASSAF NETO, 2009, p. 224-5).

2.2 A finalidade dos índices de atividade

Os indicadores de atividade têm por objetivo a medição dasdiversas durações de um

ciclo operacional

, que envolve todas asetapas operacionais referentes a uma dada empresa (desde a aquisiçãode matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas, ou serviçosprestados). Para tanto são estabelecidos para o trabalho os prazosmédios de estocagem, pagamento de fornecedores e cobrança (ASSAFNETO, 2009, p.225-7).

2.3 O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira

Antes de qualquer coisa podemos conceituar alavancagem comoo resultado do uso de recursos operacionais e financeiros que tenhamum custo fixo com a finalidade de incrementar o retorno dos proprietáriosde uma empresa, podendo este ser operacional (quando determinadopor intermédio da relação entre as receitas operacionais da empresa eseu Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda

LAJIR) oufinanceira. A alavancagem financeira é determinada pela relação entre oLucro antes dos juros e do imposto de renda (LAJIR) com o lucro líquidoda empresa (ASSAF NETO, 2009, p. 270-286).Segundo Assaf Neto (2009, p. 293), alavancagem financeira,portanto, é o efeito causado por se tomar recursos de terceirosemprestados por um dado custo, aplicando-os em ativos a outra taxa deretorno. A diferença em questão é então creditada em favor aosacionistas ou proprietários e altera, para mais ou menos, o retorno sobreo Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial da Entidade.

- 4 -

2.3 Considerações sobre os riscos econômico e financeiro

Assaf Neto (2009, p. 299) acusa que o uso dos recursos deterceiros ou de acionistas empregados pela empresa são diretamenteproporcionais a sua rentabilidade.Assim sendo, caso a empresa tome a maior parcela de seusrecursos de forma não próprios e, em caso de uma recessão geral ousetorial (oi ainda por problemas internos), sua saúde poderá estarcomprometida e a continuidade das atividades sofrer impactos ou mesmouma quebra. Ao passo que, em situações naturais lhe será permitida aalavancagem de seus resultados e, ainda, elevados retornos sobre opatrimônio líquido.Conforme aponta Boog, esta fase de interpretação no balançopatrimonial dos impactos dos ricos é quantitativa, ao passo que numprimeiro momento a avaliação era baseada em característicasqualitativas.

3.

R

EFERÊNCIAS

B

IBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com