TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Casos: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

CPC 03- Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC

JUNDIAÍ

2014

Sumário

Introdução 3

1. Elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa 4

2. Apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa 5

3. Juros e Dividendos 5

4. Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro 5

5. Investimentos em Controladas e Coligadas e Empreendimentos em Conjunto. 6

6. Equivalência de Caixa 6

7. Referencias Bibliográficas 7

Introdução

As demonstrações dos Fluxos de Caixa proporcionam ao usuário capacidade da entidade em saber com a empresa gera e utiliza os recursos.

Todas as empresas independentes do ramo de atividade devem elaborar a DFC de acordo com os requisitos do pronunciamento, os fluxos de caixa são classificados por atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

A DFC é uma importante ferramenta no auxilio das empresas na tomada de decisão, porém deve ser usada com as demais demonstrações contábeis para que tenham as informações mais concretas e precisas.

1. Elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa

As demonstrações dos fluxos de caixa devem ser elaborados de acordo com o pronunciamento técnico, onde os dados extraídos vão proporcionar aos usuários uma base para avaliar a capacidade da entidade gerar caixa.

As demonstrações dos fluxos de caixa são provenientes das:

• Atividades Operacionais: Geração de recursos com suas operações, amortizando empréstimos, manter capacidade operacional da entidade, pagar dividendos, são atividades geradora de receita: recebimentos de caixa pela venda de mercadorias, prestação de serviços, pagamento de fornecedores.

• Atividades Investimento: São os dispêndios de recursos feitos pela entidade com a finalidade de gerar lucros e fluxos de caixa no futuro. Exemplos: Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo; Recebimentos de caixa resultantes de venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo.

• Atividades de Financiamento: Financiamentos de fluxos de caixa futuros por parte de fornecedores, exemplos: caixa recebido pela emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais, pagamentos de caixa a investidores pra adquirir ou resgatar ações de entidade.

A apresentação dos fluxos de caixa pode ser pelos métodos:

• Direto: principais classes de recebimentos e pagamentos brutos no qual são divulgados, como pelos registros contábeis da entidade, ajustes de vendas, itens que não envolvem caixa entre outros.

• Indireto: onde o lucro líquido ou prejuízo é ajustado pelos efeitos de transação que não envolve caixa, pelos efeitos de quaisquer deferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamentos, são efeitos dos ajustes: variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar, itens que não afetam caixa como depreciação, provisões, tributos entre outros.

A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida obrigatoriamente, casa a entidade utilize ao método direto para apuração dos fluxos líquidos das atividades operacionais.

2. Apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa

A entidade deve apresentar separadamente as principais classes de recebimentos e pagamentos brutos advindos das atividades de investimentos e financiamento.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com