TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Ensaios: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

“concretas” e não generalidades abstratas. Buscou construir conceitos que possibilitassem a abordagem da realidade social. A respeito da obra de Durkheim é correto afirmar que:

I. há predominância do todo sobre as partes, ou seja, o coletivo é maior e mais forte do que o indivíduo. Assim, existem fatos que encontram a sua origem na esfera coletiva e não no indivíduo.

II. a sociologia de Durkheim rompe totalmente com qualquer influência de Comte.

III. a explicação para os fenômenos sociais só pode ser encontrada no indivíduo, pois é nele que os estados sociais se manifestam.

IV. as gerações adultas não exercem influências diretas sobre as gerações mais jovens. Estas procuram sempre construir algo novo, sem vinculação com o que já estava pronto.

V. para Durkheim, o indivíduo só pode ter suas particularidades porque o meio social lhe fornece essas alternativas.

A I e V

Você acertou!

Assim como Comte, Durkheim vê a sociedade como um estado de desorganização (p. 62). Para Durkheim, os fenômenos individuais são explicados pelo estado de coletividade e não o contrário (p. 65). Ele também acredita que a educação é o sinônimo de socialização, definida como o processo de aprender com as gerações adultas a ser membro da sociedade (p. 69).

B II, III e V

C I e III

D I e IV

Questão 2/5

Analise as alternativas abaixo e assinale a opção que apresenta apenas sentenças corretas. Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara, ele começou pela definição de seu objeto – o fato social.

A respeito dos fatos sociais, na percepção de Durkheim, é correto afirmar que:

I. os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade.

II. os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.

III. a sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social.

IV. a sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais.

V. os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.

A I, II e III

B I, III e V

A afirmação “os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza” é falsa, porque os fatos sociais, por terem origem na sociedade, são diferentes dos fatos estudados em outras ciências (p. 57). A afirmação “a sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais” também é falsa, porque a sociedade é um meio exterior e independente (p. 57).

C II, IV e V

D II, III e V

Questão 3/5

A conta do ativo é o conjunto dos elementos positivos do patrimônio e representa todos os bens e direitos de uma entidade expressos em moedas.

No que se refere a esta conta, marque V para as alternativas corretas e F para as alternativas erradas e em seguida marque a opção com sequência correta de resposta.

( ) As contas gráficas representam valores oriundos de bens físicos destinados à venda ou ao consumo da empresa.

( ) Valores a receber a curto prazo, representa valores provenientes de pagamentos a maior de impostos que serão recuperados no exercício seguinte;

( ) Imposto de renda de pessoa jurídica a recuperar e Cofins a recuperar são exemplos de créditos a recuperar;

( ) O ativo circulante é o grupo de contas composto por aquelas que representam bens e direitos que por sua vez, possuem movimentação lenta ou ainda não serão movimentadas.

A

F – F – V – F

Você acertou!

as contas gráficas: tem a finalidade de efetuar as operações dos impostos em que a empresa tem direito a compensar os valores referentes às suas compras. Valores a receber em curto prazo: representa os valores oriundos de vendas realizadas a prazo pela empresa. O Ativo NÃO Circulante é o grupo de contas composto por aquelas que representam bens e direitos que por sua vez, possuem movimentação lenta ou ainda não serão movimentadas (veja cap. 3).

B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com