TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Artigo: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Com o número cada vez maior de interessados nas informações empresariais, a Contabilidade, para atender tantos e tão diferentes interesses, evolui, criando novos meios de expressar a realidade das organizações. Por entendermos a importância desta ciência social, foi realizado um estudo sobre as principais técnicas contábeis utilizadas pelas empresas na região sul de Santa Catarina e, também, um breve histórico da contabilidade, no qual abordamos como foi o surgimento da contabilidade, como foi sua evolução, quais são seus usuários entre outros. Evidenciou-se, através de uma entrevista a um contador, qual a opinião deste a respeito da contabilidade, sobre como ela tem contribuído para o desenvolvimento de uma empresa, como as empresas da região sul de Santa Catarina a utilizam para terem os resultados pretendidos alcançados. Ao final de todo o estudo, constatou-se que a contabilidade tem um papel fundamental em todas as entidades, pois fornece informações muito amplas e precisas a todos os usuários, sendo que quem mais se privilegia é o próprio contador ou o gestor que, através das demonstrações contábeis, tem a compreensão exata do tamanho do seu patrimônio, qual regime de tributação adotar, como está a rentabilidade da empresa, como ter um melhor controle dos gastos entre outros.

Palavras-chave: Contabilidade; Demonstrações; Evolução; Decisões.

1 INTRODUÇÃO

A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações, e a contabilidade é a principal delas. Em razão disso, foi realizado um estudo focado nas técnicas contábeis utilizadas pelas empresas da região sul de Santa Catarina de modo a fornecer uma diversidade de informações úteis a respeito desta ciência social.

Procurou-se entender e explicar, quais são as principais técnicas contábeis e como elas fornecem informações precisas para os gestores administrarem as empresas.

Através de uma entrevista a um contador foi coletado e analisado várias informações sobre a utilidade da contabilidade nas empresas e como ela é vista por contadores e gestores.

Neste trabalho, então, o leitor terá contato com as principais técnicas contábeis utilizadas pelas empresas e entenderá como elas são importantes para as os administradores terem o total controle de suas ações. Além disso, apresentamos um histórico da contabilidade, o qual mostra como a contabilidade surgiu, evoluiu e tem se tornado uma ferramenta essencial para as entidades.

O trabalho está dividido em cinco capítulos. O primeiro é composto pela introdução, a qual apresenta um breve resumo de todo o trabalho; os segundo capítulo apresenta histórico da contabilidade, a sua evolução, o campo de atuação, os atributos da informação contábil, os usuários da contabilidade, a importância da contabilidade, o princípios fundamentais de contabilidade, escrituração, plano de contas, livros contábeis, demonstrações contábeis, balanço patrimonial, DRE, DMPL, DVA, DFC e notas explicativas; o terceiro capítulo é formado pela metodologia, a qual explica como foi feito todo o artigo; no quarto capítulo está a análise dos dados coletados da entrevista feita com um contador; o quinto é constituído pela conclusão, a qual expressa a ideia final dos autores de todo o artigo.

Problema da pesquisa: qual a utilidade das demonstrações contábeis nas empresas da região sul de Santa Catarina?

Objetivo geral: identificar a utilidade das demonstrações contábeis nas empresas da região sul de Santa Catarina.

Objetivos específicos: primeiro objetivo específico (a) descrever o surgimento da contabilidade, a sua evolução, sua importância entre outros; segundo objetivo específico (b) verificar os instrumentos contábeis utilizados pelas empresas para a tomada de decisão; terceiro objetivo específico (c) analisar os reflexos do uso das técnicas contábeis nas empresas da região sul de Santa Catarina.

2 A CONTABILIDADE E SUAS TÉCNICAS

2.1 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada, o homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens.

Segundo Iudícibus e Marion (2002, p.30), “a contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo.”

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de bens, preocupava-se em saber como calcular, quanto poderiam render. Tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Para Sá (1999, p.17):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com