TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

O papel do contador em uma empresa a cada dia que passa torna-se de fundamental importância para a administração, onde verifica que hoje o profissional contábil não apenas registra os dados para fins fiscais e/ou tributários, mas sim com o objetivo de disponibilizar informações gerenciais de grande importância para a organização.

A contabilidade contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa.

A contabilidade esta cada dia mais precisa nos sistemas de contas a pagar, contas a receber e patrimônio. Com apenas um lançamento contábil no sistema criamos livros, diário e razão, e balancete de verificação. Fato que não há muito tempo era uma coisa quase impossível de ser feita.

Questões

a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

A contabilidade rudimentar era praticada pelo Homem primitivo desde a antiguidade (4000 a.c). Mesmo sem o conhecimento dos números, da escrita ou da moeda, o Homem primitivo já utilizava métodos para contabilizar seus instrumentos de pesca e caça e seus rebanhos.

b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, atual Iraque, situada em os rios Tigres e Eufrates.

c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

No Egito foram encontrados os primeiros livros contábeis. Eles eram registrados pelos escribas no papiro colhido na própria região (registros feitos sem forma de símbolos).

d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

As bases de trocas monetárias foram desenvolvidas pelos Fenícios (nome dado a população da Fenícia – Atual Líbano e Síria), que praticavam o comércio pelo mediterrâneo, através dos portos de Tiro e Sidón (antigas cidades da Fenícia – costa do mediterrâneo). Devido à complexidade do comércio na região, os Fenícios tinham a necessidade de manter registrada uma quantidade enorme de cartas, recibos, leis e muito mais. No entanto, nesta ocasião, os fenícios desenvolveram um alfabeto simplificando a escrita (o alfabeto utilizado hoje tem sua raiz no alfabeto fenício).

e) Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

Posteriormente com a invenção da moeda e o desenvolvimento do alfabeto, possibilitou ao império Romano disseminar o sistema jurídico de contabilidade organizada por toda Europa, norte da África e Oriente Médio.

f) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?

Na Idade média, com a invasão dos Árabes à Península Ibérica, a Europa teve contato com obras manuscritas que influenciaram o comércio em toda a região, principalmente na Itália. Uma demonstração sistemática (Balanço Geral do patrimônio) era necessária para uma melhor análise Luca Pacioli, um frade franciscano e matemático, foi autor de uma obra que expôs o método das partidas dobradas.

g) O que é o Método das Partidas Dobradas?

O método das partidas dobradas corresponde aos lançamentos contábeis, onde a cada débito há um crédito, e onde a cada crédito há um débito do mesmo valor.

h) Quem eram os Provedores da Fazenda?

Após o descobrimento do Brasil em 1500, na época do Brasil Colônia, foram criados órgãos (provedorias), junto às Capitanias Hereditárias. Os Provedores da Fazenda, portanto, eram portugueses radicados no Brasil ou brasileiros que prestavam serviços a essas Provedorias, cujas funções eram administrar e fiscalizar a arrecadação de impostos e o pagamento de servidores, construir obras públicas, financiar explorações ao interior, dentre outras.

i) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

Em 1970, Portugal regulamentou o exercício da profissão contábil. No Brasil, somente após a vinda da família real é que se deu início ao ensino contábil. Em 1810, ocorreu a instalação da aula de comércio da corte, contribuindo para o surgimento de novas escolas, propagando o ensino e desenvolvendo métodos e normas.

j) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?

Em 18 de Abril de 1869, no Rio de Janeiro, foi fundada a Associação dos Guarda livros da Corte, a mais antiga instituição profissional e cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com