TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Ensaios: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades

2.1 Quais são os três principais componentes dos custos de produtos numa empresa industrial?

A maioria das empresas industriais divide os custos de produção em três categorias amplas: matéria–prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção.

2.2 Diferenciem os seguintes itens: (a) matéria-prima direta, (b) matéria-prima indireta, (c) mão de obra direta, (d) mão de obra indireta, (e) custos gerais de produção.

(a) Matéria-prima direta:

Os materiais incorporados ao produto final são chamados de matéria-prima. Pode parecer que estamos nos referindo a recursos naturais não processados, como madeira ou minério de ferro, mas na verdade, as matérias-primas correspondem a qualquer tipo de material usado no produto final;

(b) Matéria-prima indireta:

As vezes não vale a pena fazer o esforço de identificar os custos de materiais relativamente insignificantes com os produtos finais. Tais itens menos importantes incluiriam as soldas usadas para fazer conexões elétricas num televisor Sony ou a cola usada para montar a cadeira da Ethan Allen. Materiais, tais como cola e soldas, são chamados de matéria-prima indireta e são incluídos nos custos gerai de produção.

(c) Mão de obra direta:

O termo mão de obra direta é reservado para os custos de mão de obra que podem ser facilmente (isto é, física e convenientemente) associados a unidades individuais de produtos. A mão de obra direta ás vezes é chamada de mão de obra de toque, pois os operários que fornecem mão de obra direta tipicamente tocam no produto enquanto ele está sendo fabricado. Os custos de mão de obra de operários da linha de montagem, por exemplo, seriam custos de mão de obra direta.

(d) Mão de obra indireta:

Os custos de mão de obra que não podem ser fisicamente vinculados a criação de produtos, ou que só podem sê- ló a um custo muito alto e com grande dificuldade, são chamados de mão de obra indireta, e tratados como parte dos custos gerais de produção, juntamente com a matéria-prima indireta. A mão de obra indireta inclui os custos de mão de obra do pessoal da limpeza, supervisores, carregadores de materiais e seguranças noturnos.

(e)Custos gerais de produção:

Os custos gerais de produção representando o terceiro elemento do custo de produção, incluem todos os custos exceto matéria-prima direta e mão de obra direta. Os custos gerais de produção abrangem itens, tais como matéria-prima indireta; mão de obra indireta; manutenção e reparos de equipamentos de produção; climatização e iluminação, imposto predial, depreciação e seguro de instalações de produção. Somente os custos associados com a operação da fábrica é que são incluídos na categoria de custos gerais de produção.

2.3 Explique a diferença ente um custo de produto e um custo de período.

Os custos de produto incluem todos os envolvidos na aquisição ou fabricação de um produto. No caso de produtos fabricados, esses custos incluem matéria-prima direta, mão de obra direta, e custos gerais de produção. Considera-se que os custos gerais de produção são “vinculados” a unidades de produtos à medida que os bens são adquiridos ou fabricados, e assim permanecem quando os bens são colocados em estoque aguardando sua venda. Portanto, de início os custos de produto são transferidos a uma conta de estoque no balanço.

Os custos de período são todos os custos que não são incluídos nos custos de produto. São registrados como despesas na demonstração de resultado do exercício em que são incorridos, usando-se as regras costumeiras de contabilidade por regime de competência. Os custos de período não são incluídos nos custos de mercadorias adquiridas ou de produtos fabricados. Comissões de venda e aluguel de escritório são bons exemplos de custos de período. Nenhum desses itens é incluído no custo de mercadorias adquiridas ou produtos fabricados. Ambos os itens são tratados como despesa na demonstração de resultado do exercício no qual são incorridos. Portanto diz-se que são custos de período.

2.4 Descreva como a demonstração de resultado de uma empresa industrial difere da demonstração de resultado de uma empresa comercial.

A primeira vista, as demonstrações de resultado de empresas comerciais e industriais são muito parecidas. A única diferença óbvia está nos nomes de alguns itens usados no cálculo do custo dos produtos vendidos.

Para se determinar os custos de produtos vendidos numa empresa comercial precisamos conhecer apenas os saldos inicial e final da conta de Estoque de Mercadorias e as compras efetuadas.

Para se determinar o custo de produtos vendidos numa empresa industrial precisamos conhecer os custos dos produtos fabricados e os saldos inicial e final da conta de estoque de produtos acabados.

2.5 Qual é a utilidade de uma planilha de custos de produtos fabricados? Qual é a sua relação com a demonstração

Á primeira vista a planilha de custos de produtos fabricados parecer complexa. Entretanto, tudo o que está ali é muito lógico. A planilha de custos de produtos fabricados contém os três elementos de custos de produto: matéria-prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção. A soma dos três elementos de custos matéria-prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção é o custo geral da produção. Entretanto a utilidade de uma planilha de custos é obter o custo geral da produção.

O custo dos produtos fabricados consiste nos custos de produção associados aos bens que foram completados durante o período. Consequentemente, precisam ser feitos ajustes no custo total de produção do período para levar em conta os bens parcialmente concluídos que estavam sendo processados no início e no final do período. Seriam essas suas relações com a demonstração.

2.6 Descreva como as contas de estoque de uma empresa industrial diferem da conta de estoque de uma empresa comercial.

2.7-Por que os custos de produto são chamados ás vezes de custos estocáveis? Descreva o fluxo de tais custos numa empresa industrial, desde o ponto em que estão incorridos até finalmente se converterem em despesas na demonstração de resultado.

Os custos de produtos são chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com