TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Exames: Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje em dia há uma crescente preocupação por parte dos vários países em harmonizar as normas contábeis para facilitar as transações internacionais bem como melhorar o fluxo de informações permitindo a comparabilidade e confiabilidade das informações de natureza econômico-financeira em nível nacional e internacional.

Através da Legislação Contábil, as organizações podem progredir de forma segura e transparente diante da sociedade, organizando seu patrimônio e obtendo resultados desejados.

Em nosso trabalho acadêmico iremos elaborar um Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício da empresa fictícia Inovação & Desafio Com. Ltda.

Onde sua atividade econômica é a venda de eletrodomésticos, e que atualmente necessita de uma revisão geral em sua contabilidade, com o objetivo de apurar o resultado do exercício de 2009, visto que a mesma tem um ano de atividade. Bem como reorganizar seus registros contábeis que apresentam inúmeros erros de observância em relação às praticas contábeis vigentes.

2. BALANÇO PATRIMONIAL

Para darmos início ao trabalho, faremos um breve resumo do que é, e para que serve o Balanço Patrimonial.

O Balanço patrimonial é a apresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia naquela data. Assim, temos a conceituação definida pelo Conselho Federal de Contabilidade:

"O Balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade".

O termo “Balanço” origina-se de balança, que nos dá a ideia de equilíbrio entre os dois lados (origem=aplicação). Sendo o Balanço constituído por duas colunas. A da direita (Passivo e Patrimônio Líquido) nos mostra a origem, ou seja, a fonte de recursos da empresa. A coluna da esquerda (Ativo) nos mostra onde os recursos da empresa estão sendo investidos.

Em resumo, significa demonstração, de forma equilibrada, dos bens, direitos e obrigações em um único relatório, em que estão claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da entidade.

2.1. Reorganização das contas Inovação & Desafio Com. Ltda.

Para estudarmos em qual situação patrimonial da empresa Inovação & Desafio Com. Ltda. se encontra no momento, precisamos definir o seu Patrimônio, organizar suas contas em conjunto de: Bens (pertence à entidade), Direitos (valores a receber) e Obrigações (dívidas a pagar).

Agrupados as contas em conjuntos respectivamente, classificaremos as mesmas em:

ATIVO correspondente aos Bens e Direitos que representa os itens positivos do patrimônio; os que trazem benefícios e proporcionam ganhos para a empresa.

E o PASSIVO referente às Obrigações exigíveis da empresa, isto é, as dívidas que serão cobradas, reclamadas, pelos seus credores (terceiros) a partir da data de seu vencimento.

Reorganização das contas em Bens, Direitos e Obrigações.

Inovação & Desafio Com. Ltda. – em 20/08/2009 (em milhares de reais)

ATIVO

Bens

Caixa 6.000

Imóveis 185.000

Instalações 40.000

Veículos 75.000

Estoques-mercadorias 280.000

Estoques-material de escritório 8.500

Estoques-material de limpeza 1.200

Material de embalagem 7.000

Móveis e utensílios 43.000

Terrenos 50.000

Computadores e periféricos 25.000

Marcas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com