TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 4

1) Etimologicamente, o que significa economia?

O significado da palavra economia de forma etimológica é a junção de “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei, norma), resultando em “oikonomos”, norma e regra da casa ou da cidade.

2) Conceitue economia e esclareça a distinção que há, no campo dessa ciência, entre as proposições positivas e as proposições normativas.

Economia é a ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. Há distinção entre as proposições positivas e normativas. As positivas dizem ao respeito ao que “é, foi ou será”. Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontadas com os fatos da realidade. Proposições normativas dizem ao respeito ao que “deveria ser”. Tais não podem ser confrontadas com fatos e objetivos da realidade, pois são impregnados de critérios filosóficos religiosos ou culturais. Eles são apresentados sob juízos de valores que procuram infundir a ideia do que é bom ou do que é ruim, acarretando valores subjetivos.

3) O que representa os recursos de produção terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade?

Os recursos de produção terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade representam os fatores de produção da economia, que são classificados como a quantidade indispensável de recursos para a produção de bens e serviços, que tem como objetivo atender as necessidades humanas.

4) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?

Esses problemas fundamentais são gerados pela escassez de recursos, pois, estes são limitados, surgindo à necessidade de produzir para suprir os desejos do homem, que estão em constante expansão e são ilimitados. Com isso, é indispensável escolher alternativas de produção e repartição dos bens de produção, dessa forma surgem tais questões, o quê, como e para quem produzir.

5) Sintetize seus conhecimentos sobre os conceitos de pleno emprego, capacidade ociosa e pleno desemprego. Ilustre uma CFPP e indique a possível posição dos referidos pontos.

O pleno emprego é a situação em que todos os recursos estão sendo empregados na produção de bens e serviços. Já o pleno desemprego é a situação em que a economia não está utilizando os recursos de produção existentes, ou seja, está com a produção zerada. Em relação à capacidade ociosa, ocorre quando existe uma intermediação entre o pleno emprego e o pleno desemprego, ou seja, uma parte dos recursos de produção não está sendo utilizados. Portanto os níveis de produção estão abaixo daqueles que poderiam ser obtidos.

Ponto A – Pleno emprego

Ponto B – Capacidade Ociosa

Ponto C – Ponto impossível de produção

6) Defina o conceito de custo de oportunidade.

O conceito de Custo de Oportunidade está diretamente relacionado com princípio económico de que os recursos são escassos. Significa que os recursos são insuficientes para satisfazer todas as nossas necessidades, ou seja, sempre que é tomada a decisão de utilizar um recurso para satisfazer uma determinada necessidade, perde-se a oportunidade de utilizar para satisfazer uma outra necessidade.

7) Explique como se estabelecem as ligações dinâmicas entre as unidades familiares, as de produção, na geração do Fluxo Circular da Renda/Monetário. Utilize ilustração gráfica.

As ligações dinâmicas entre as unidades familiares, de produção na geração do fluxo circular da renda/monetário se estabelecem quando as famílias entregam às empresas os fatores de produção e, em troca, recebem salários, aluguéis, juros e lucros. Para sua sobrevivência, as famílias (pessoas físicas) precisam adquirir bens e serviços produzidos pelas empresas. Para adquirir esses bens e serviços, as famílias cederão, em troca, aquilo que receberam como salários, aluguéis, juros e lucros. Nesse processo, são identificados dois fluxos: um de produtos (bens e serviços)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com