TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Por:   •  2/10/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

RESOLUÇÃO E RESPOSTA DA ATD1

Questão A – Comente com a suas palavras: Qual a finalidade das notas explicativas às demonstrações financeiras?

O parágrafo 4º do art. 176 da Lei nº 6.404/76 dispõe sobre as notas explicativas:

Art. 176 [...].

§ 1º [...]

§ 2º [...]

§ 3º [...]

§ 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

§ 5º [...]

A CVM – Comissão de Valores Mobiliários em seu endereço eletrônico dispõe sobre as Notas Explicativas:

A nota internacional (parágrafo 91 do IAS 1, revisada em 1997) estabeleceu os seguintes objetivos para notas explicativas:

a) apresentar informações sobre os critérios que suportam a preparação das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas, selecionadas e aplicadas para transações e eventos significativos;

b) divulgar as informações requeridas pelas Normas Internacionais de Contabilidade que não são apresentadas em nenhum outro lugar das demonstrações contábeis;

c) fornecer informações adicionais que não são apresentadas nas próprias demonstrações contábeis, que são consideradas necessárias para uma apresentação adequada (fair presentation).

Questão B – O DVA é um relatório contábil que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu, isto é, o quanto ela adicionou de valor aos seus fatores de produção, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuída, bem como a parcela da riqueza não distribuída.

Baseado na informação acima, descreva com suas palavras. Quais as contas utilizadas para a elaboração do DVA?

O DVA – Demonstração do Valor Adicionado é elaborada em duas partes: Formação de Riqueza e Distribuição de Riqueza (vide Lei nº 6.404/76 em art. 188, inciso II).

Os dados para elaboração do DVA são obtidos da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

As descrições de cada uma das contas que compõem o DVA estão no pronunciamento técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, em seus itens 14 (Formação de Riqueza) e 15 (Distribuição de Riqueza).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com