TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Artigo: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05

2. Aplicação de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários 06

2.1 - Títulos de Crédito 06

2.2 - Valores Mobiliários 06

2.3 - Aplicações Financeiras 06

2.4 – Investimentos 07

3. Reestruturação Societária Incorporação 07

3.1- Fusão 07

3.2 - Cisão 08

4. Contabilização do Imposto de Renda e Contribuição Social 09

4.1 - Imposto de Renda 09

4.2 - A Contabilização do Imposto de Renda 09

4.3 - Contribuição Social 10

4.4 - A Contabilização do Imposto de Renda 11

5. Juros Sobre Capital Próprio 13

6. Contabilização dos Juros Sobre Capital Próprio 14

7. CONCLUSÃO 16

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial tem se desenvolvido desde longa data focando o lado interno das organizações. Hesford et al. (2007) mencionam que, a partir da década de 1980, surgiram novos tópicos de pesquisa e novos periódicos internacionais com espaço para a contabilidade gerencial. Esses periódicos apresentam uma perspectiva diferente no exame dos fenômenos, com preocupação multidisciplinar e, em muitos casos, com uma multiplicidade de métodos aplicados na análise dos problemas.

Como decorrência, torna-se relevante saber se há consenso e em que elemento, quanto ao tratamento dado à contabilidade gerencial nas salas de aula. O senso comum indica que devem ocorrer discrepâncias em função de formações, experiências e visões diferenciadas em termos de utilidade e estrutura da contabilidade gerencial por parte dos professores. Dessa forma, diferentemente da contabilidade financeira que, por ser normativa, pode ser entendida de maneira abrangente e uniforme, o grau de homogeneização da aplicação da contabilidade gerencial em sala de aula não parece ser uma realidade.

A contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental.

Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.

A gestão de entidades, sabidamente, é um processo complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental.

Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.

A gestão de entidades, sabidamente, é um processo complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade.

.

Contabilidade gerencial x Contabilidade financeira

As principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira são: Contabilidade Financeira são as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela externa: acionistas, instituições financeiras, fornecedores. Contabilidade Gerencial São as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela interna: funcionários, gerentes, executivos. É possível representar as principais diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira

As informações da contabilidade financeira são apresentadas em demonstrativos, para setores, pessoas, instituições, acionistas, credores, etc., dependendo da necessidade de cada um. No planejamento de operações futuras, a administração freqüentemente começa por avaliar os resultados já contidos nas demonstrações financeiras, que objetivam e periodicamente relatam os resultados das operações e a condição financeira da empresa, de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade

A contabilidade gerencial tem várias funções, mas uma das mais importantes é o fornecimento de informação para apoiar o processo de tomada de decisões A informação gerencial contábil participa de várias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico.

Dependendo do nível organizacional, a demanda pela informação gerencial contábil é diferente. Ao nível de um operador, a informação necessária é para controlar e melhorar as operações. À medida que se sobe de cargo na empresa, os gerentes intermediários supervisionam o trabalho e tomam decisões sobre recursos físicos e financeiros, produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com