TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Dissertações: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 11

Questões:

1-Explique Investimentos Temporários e Permanentes.

INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS

Os investimentos temporários são valores aplicados com a intenção de resgate dentro de algum tempo. Contabilmente, podem ser classificados como Aplicações de liquidez imediata e Títulos e valores mobiliários de curto ou longo prazos (Iudícibus, Martins, Gelbcke, 1995:123).

Aplicações de liquidez imediata: são aplicações que podem ser resgatadas ou vendidas imediatamente ou dentro de poucos dias.

Títulos e valores mobiliários de curto prazo: são aplicações em títulos com prazo de resgate de até um ano, ou dentro do ciclo operacional seguinte, se esse for superior a um ano.

Títulos e valores mobiliários de longo prazo: são aplicações em títulos com prazo de resgate superior a um ano, ou além do ciclo operacional seguinte, se esse for superior a um ano.

EXEMPLOS:

• Títulos públicos federais, estaduais e municipais.

• Fundos de renda fixa.

• Letras de câmbio.

• Certificados de depósito bancário.

• Recibo de depósito bancário.

• Ações, com intenção de venda.

• Fundos de investimentos em ações.

• Aplicações financeiras em ouro etc.

INVESTIMENTOS PERMANENTES

Investimentos permanentes são ativos que produzem resultados no longo prazo. Os investimentos permanentes são valores aplicados para manutenção das atividades operacionais e com fins estratégicos. Mas esses investimentos podem ser vendidos a qualquer tempo, se isso for necessário ou conveniente para a empresa.

EXEMPLOS:

• Participações em empresas controladas ou coligadas.

• Obra e arte.

• Terrenos e edificações.

• Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e processos.

• Marcas e patentes.

• Máquinas e equipamentos.

2-Conceitue avaliação de investimentos pelo método da equivalência patrimonial.

A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.

O valor do investimento, portanto, será determinado mediante a aplicação da porcentagem de participação no capital social, sobre o patrimônio líquido de cada sociedade coligada ou controlada.

Estão obrigadas a proceder à avaliação de investimentos pelo valor de patrimônio líquido as sociedades anônimas ou não que tenham participações societárias relevantes em:

a) sociedades controladas;

b) sociedades coligadas sobre cuja administração a sociedade investidora tenha influência;

c) sociedades coligadas de que a sociedade investidora participe com 20% (vinte por cento) ou mais do capital social.

De acordo com o disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 243 da Lei 6.404/1976 (Lei das S/A), consideram-se coligadas as sociedades quando uma participa, com 10% ou mais, do capital da outra, sem controlá-la e controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

3-Explique consolidação de demonstrações contábeis. E cite exemplos.

Consolidação das Demonstrações Contábeis

CONCEITO :

É a técnica de evidenciação contábil desenvolvida com a finalidade de apresentar aos leitores ou usuários da informação contábil, em especial acionistas e credores, os resultados das operações e a posição financeira de determinado grupo de empresas, isto é, a posição patrimonial da controladora e suas controladas é demonstrada como se fosse uma única empresa. Assim, sem prejuízo das demonstrações contábeis de cada empresa e da adoção do método da equivalência patrimonial, se for o caso, a controladora deverá elaborar e publicar demonstrações contábeis consolidadas com vistas a evidenciar o desempenho global do grupo empresarial, oportunidade em que são eliminadas as transações praticadas entre as empresas do grupo para que os demonstrativos contábeis reflitam somente os resultados decorrentes das operações realizadas com terceiros, assim considerados as pessoas alheias ao grupo.

Exemplo: Consolidação Proporcional

A Cia A é uma holding, cujas atividades são apenas investimentos permanentes em

joint-ventures. Ela participa de duas empresas que controlada em conjunto com um outro venturer. Na Cia B tem participação de 40% e na Cia C tem participação de 70%.

No período não houve transações comerciais entre as três empresas e para simplificar o exemplo as questões tributárias não serão consideradas, pois o objetivo é apenas demonstrar os efeitos da consolidação proporcional. A seguir as demonstrações contábeis das três empresas:

4-O que é reavaliação de ativos. E cite uma situação como exemplo.

Reavaliação de Ativos: Significado e Conceito


Denomina-se Reavaliação o resultado derivado da diferença entre o valor líquido contábil dos bens (custo corrigido monetariamente líquido das depreciações acumuladas) e o valor de mercado, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com