TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Exames: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  5.959 Palavras (24 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Na Etapa 01, vamos falar dos desafios do Contador frente a Contabilidade Internacional, desafios das empresas brasileiras e sobrea as diferenças, padrões e práticas ente os países.

Na Etapa 02, vamos fazer um resumo das demonstrações financeiras, sobre o seu Objetivo, Finalidade e sua estrutura.

Na etapa 03, vamos falar sobre os principais pontos encontrados no tratamento de estoques.

Na Etapa 04, vamos fazer um resumo das principais exigências para o reconhecimento de um Ativo Intangível.

ETAPA 01

1- Quais os desafios para o Contador frente à Contabilidade Internacional?

Resp: Contador, profissional diretamente ligado ao processo dentro das organizações para acompanhar e adaptar as empresas a todas essas novas regras, deverão encontrar vários desafios pela frente, em razão de que o país está vivendo esse processo de convergência e adaptação. Apresentará desafios para as mais diversas áreas da empresa: financeira, organizacional, funcional e tecnológica. Pode-se dizer que quando o país passa por uma mudança contábil, consequentemente haverá também uma mudança cultural. Exigirá do profissional de contabilidade, esforço e dedicação. Os profissionais terão dificuldades por não existir modelos a serem seguidos. Manter-se atualizado, aprender inglês ou espanhol, domínio da tecnologia de softwares. O novo perfil do contador moderno é de um profissional que precisa acumular conhecimentos, tem que ser tecnicamente inteligente e ter capacidade criativa; ter alta integridade, e ter inciativa, ter coragem, ética, visão de futuro, habilidade de negociação, agilidade, segurança para resolver os problemas que surgem, capacidade de aprender a lidar com mudanças, ideias de melhoria, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, sobretudo na sua área de atuação, interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras, saber orientar as empresas para o melhor caminho de forma que elas sobrevivam aos fortes abalos gerados pela globalização da economia.

2 – Quais os desafios para as empresas brasileiras?

Resp: A linguagem da informação contábil não é homogênea e varia conforme o país. Fato disso é a classificação da contabilidade como sendo uma ciência social aplicada. Isso significa dizer que ela recebe grande influência do meio em que está inserida. A contabilidade internacional surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Tornou-se importante no Brasil a partir da criação da Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional. Assim, a partir de 2010 ficam obrigadas todas as empresas, a elaborar seus demonstrativos financeiros conforme as novas normas. O conjunto completo de IFRS deve ser observado pelas sociedades de grande porte e as pequenas e medias empresas estão sujeitas ao previsto na Resolução CFC 1.255/2009. As principais mudanças se referem à nova estruturação do Balanço Patrimonial, os critérios de avaliação dos ativos e passivos, a publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado, dentre outros. Uma das razões mencionadas pelo CPC para a integração das regras é o custo extra que investidores de outros países tem para trocar informações com empresas brasileiras, custo este destinado a contratação de consultores e empresas especializadas na conversão dos demonstrativos brasileiros aos padrões utilizados pelos investidores. A adoção do Brasil ao padrão contábil internacional (IFRS) em 2010 trouxe inúmeros benefícios para o mercado de capitais nacional, mas ainda persistem alguns desafios para que sejam aproveitados em sua plenitude. Um desses obstáculos é o tamanho dos relatórios financeiros apresentados pelas companhias brasileiras, bem acima do padrão observado em outros países. Apesar dos desafios, a maioria das consultorias e auditorias avalia como positivo o impacto da adoção do novo padrão contábil pelo Brasil. O IFRS faz parte de uma tentativa de diversos países para criar regras contábeis unificadas para balanços de empresas de todo o mundo. Atualmente cerca de 100 países utilizam o novo padrão contábil.

2- Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países.

Resp: A Contabilidade, por ser uma ciência social aplicada, é fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. De forma geral, valores culturais, tradição histórica, estruturas políticas, econômicas e sociais acabam refletindo nas práticas contábeis de uma nação e, consequentemente, as suas evoluções podem estar vinculadas ao nível de desenvolvimento econômico de cada País. Diversos autores pesquisaram sobre as diferenças nos padrões e práticas contábeis entre os países. Weffort (2005), além de apontar as principais causas dessas diferenças, afirma ainda que esse processo pode conduzir à existência de uma contabilidade de fato e outra de direito. Eles chegaram à conclusão de que, na maioria dos casos em que era possível a avaliação alternativa, a prática adotada era a da norma local. No Brasil, a prática contábil sempre teve forte influência de legislações fiscais específicas. As principais diferenças estão relacionadas a fatores econômicos e culturais (Barker e Barbu, 2007), diferenças entre países (Ding et al., 2005), diferenças entre sistemas legais (Niyama et al., 2005), linguagem, educação, inflação (Niyama, 2005), cultura contábil, cultura de auditoria e regulatória (Zeff, a natureza da propriedade dos negócios, o sistema financeiro, a herança colonial, as invasões, a tributação, inflação, o nível educacional, idade e tamanho das empresas de serviços contábeis, estágio de desenvolvimento econômico, sistema jurídico-legal, cultura, história, geografia, língua, influência da teoria, sistemas políticos, clima social.

ETAPA 02

Demonstrações Financeiras:

A-Resumo da Norma Internacional

O objetivo principal da IAS 1 é definir as bases para a apresentação das demonstrações financeiras de objetivos gerais para assegurar comparabilidade tanto com as demonstrações financeiras de anos anteriores da entidade, quanto com as de outra entidade. Estabelece requisitos gerais para a apresentação de demonstrações financeiras, diretrizes para sua estrutura e requisitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com