TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Casos: Contabilidade Avançada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais todas as empresas, para obterem o retorno almejado e se manterem no mercado, necessitam de controles eficientes para que os gestores possam estar a par do que está acontecendo, podendo assim, tomar suas decisões em determinado momento. Neste contexto está inserida a contabilidade, que é a responsável pela organização do Patrimônio e dos documentos referentes às negociações efetuadas pela empresa, assim como o registro de todos os fatos ocorridos no período, em conseqüência destas negociações. E para que a contabilidade possa estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuários necessitam, ela precisa do auxílio do sistema de informação contábil e de pessoas capacitadas e de um CONTROLLER, assim a área da controladoria surge com a importância de auxiliar, de promover a junção de todos os setores de uma empresa, já que um ponto importante e complexo é identificar o que é útil ou não para o processo decisório a fim de evitar a produção de informação irrelevante. Os avanços tecnológicos têm liberado os profissionais dos trabalhos rotineiros. Eles agora passam menos tempo preparando relatórios e mais tempo analisando e interpretando informações de negócios. Muitos estão saindo do isolamento de seus departamentos operacionais, os contadores, por exemplo, trabalham agora em grupos e têm muito contato com outros departamentos, e estão ativamente envolvidos nos processos gerenciais de suas empresas.

O nosso trabalho tem como objetivo demonstrar como a área da controladoria e sua funções é utilizado para fornecer aos usuários internos e externos informações e consequentemente demonstrativos financeiros e fiscal, como também as informações necessárias para a tomada de decisão.

A ÁREA DE CONTROLADORIA

A controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, principalmente, da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia, consiste no ato de manter um controle intenso e organizado sobre determinada área empresarial, pessoal ou financeira, normalmente é coordenada por um profissional contábil especificadamente qualificado.

A Controladoria é a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle. Ou seja, é uma área de assessoria e consultoria.

A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pela organização. Porém todos os membros da organização devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operacionais. Desta forma, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional.

O campo de atuação da Controladoria compreende as organizações de forma geral. Na organização, a controladoria tem sua atuação baseada nas seguintes áreas:

- Fiscal

- Planejamento

- Custos

- Financeiro

- Controle de ativos

O setor fiscal é responsável pelo planejamento fiscal da organização. De acordo com a produção à ser realizada no ano corrente, sendo responsável por programar o montante que será desembolsado para o pagamento dos impostos federais, municipais e o estadual.

A administração de um fundo de emergência, contabilização de documentos e atendimento financeiro a fornecedores são as principais funções deste setor. De um modo geral, a função financeira é desvinculada da controladoria, porém, com a implantação da controladoria, esta foi anexada ao setor pelo seu delicado controle.

O controle de ativos é uma função estratégica ligada à controladoria nas unidades produtivas, pois se inicia no planejamento anual da organização. De acordo com a definição dos gestores de quais serão os itens e as áreas de investimentos, este monta o plano anual de investimentos. Através deste plano, têm-se uma idéia completa de qual será o valor imobilizado da organização durante o ano. Outra vantagem é que com isso, tem-se também o valor da depreciação anual.

O setor de planejamento e controle é responsável por assessorar o gestor da unidade na elaboração do plano anual da organização, tanto de expansão quanto de manutenção das operações, de acordo com as diretrizes orçamentárias anuais recebidas do controller da organização. O acompanhamento das operações é feitos através de indicadores elaborados corporativamente, com itens de controle relacionados ao plano anual a ser cumpridos.

Planejamento de custos é feito com base nas atividades produtivas a serem realizadas. De posse do planejamento operacional da organização, o setor de custos, junto com o gestor da unidade define os valores a serem gastos de acordo com sua classificação.

MISSÃO DA CONTROLADORIA

A Controladoria, diante da evolução das atividades econômicas dos últimos anos,ficou com a missão de fornecer informações precisas e oportunas para a tomada de decisão dos gestores (Buren, Schilindwein e Pasqual, 2007,p. 23).

A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa

visando garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.A missão de cada área tem de estar atrelada à missão principal da empresa para ter sucesso dentro do seu planejamento estratégico.

OBJETIVO DA CONTROLADORIA

A controladoria deve informar, influenciar e organizar a fim de instruir a administração na consecução de seus objetivos. De acordo com Catelli (2003), os objetivos da controladoria, visando à missão estabelecida, são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com