TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Seminário: Contabilidade Avançada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Seminário  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

10) O Pronunciamento CPC 19 – Investimento em Empreendimento Controlado em conjunto (Joint venture) foi emitido pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis como parte do processo de convergência das normas contábeis brasileiras para as normas internacionais de contabilidade. O Pronunciamento apresenta diversas definições necessárias para o entendimento deste tema. Assinale a definição que está em desacordo com o CPC.

a) empreendedores: são os participantes em determinado empreendimento controlado em conjunto, que detém o controle compartilhado sobre esse empreendimento;

b) investidor em empreendimento controlado em conjunto : é o participante desse empreendimento que detém o poder de decisão, exercendo na realidade, o controle sobre o empreendimento criado em forma de joint venture;

c) método de equivalência patrimonial: é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida. O resultado d período do investidor deve incluir a parte que lhe cabe nos resultados gerados pela investida;

d) empreendimento controlado em conjunto ( joint venture) é: o acordo contratual em que duas ou mais partes se comprometem à realização de atividade econômica que está sujeita ao controle em conjunto;

e) consolidação proporcional : é o método de contabilização pelo qual a participação do empreendedor nos ativos, passivo,receitas e despesas da entidade controlada em conjunto são combinadas, linha a linha, com item similares nas demonstrações contábeis do empreendedor, ou em linhas separadas nessas demonstrações contábeis.

Resposta Errada : Alternativa A

Justificativa : O acordo contratual estabelece o controle conjunto sobre o empreendimento controlado em conjunto. Essa exigência garante que nenhum empreendedor em particular esteja em posição de controlar as atividades de forma unilateral.

Reposta Certa : Alternativa B

Justificativa : Investidor em empreendimento controlado em conjunto é o participante desse empreendimento que não compartilha do controle conjunto sobre o empreendimento.

Resposta Errada : Alternativa C

Justificativa : método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade.

Resposta Errada : Alternativa D

Justificativa : O empreendimento controlado em conjunto é aquele no qual com base em acordo contratual duas ou mais partes se comprometem á realização de atividade econômica.

Resposta Errada : Alternativa E

Justificativa : A consolidação proporcional inclui os itens do balanço e do cálculo de lucros e perdas na demonstração contábil do grupo de empresas, de acordo com a porcentagem da unidade superior de participação na unidade de participação, em vez de no montante inteiro (como na consolidação integral).

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »