TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Exames: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO SERTÃO

PRÉ-PROJETO TCC

Como a auditoria pode melhorar a gestão de pequenas e médias empresas.

IRECÊ-BA

25 DE NOVEMBRO - 2013

PRÉ-PROJETO TCC

Como a auditoria pode melhorar a gestão de pequenas e médias empresas

Trabalho apresentado na disciplina de Projeto, ministrada pela docente, Ivânia, do curso de Ciências contábeis, semestre letivo 2013.2, cumprindo as exigências avaliativas da III unidade.

IRECÊ-BA

25 DE NOVEMBRO - 2013

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04

1 - CONTROLE INTERNO ............................................................................... 05

1.2 - Tipos de Controle Interno existentes...... ................................................. 06

2 - Auditoria Interna......................................................................................... 06

2.1- Diferenças básicas entre a Auditoria Interna e a Auditoria Externa ........ 07 3- Pequenas empresas na economia............................................................... 08

INTRODUÇÃO

A auditoria é um ramo da contabilidade que consiste em examinar e conferir relatórios, documentos e deixar seu parecer para que a alta administração possa examinar e tomar a decisão mais assertiva e o dia a dia de uma empresa normal.

Existem vários tipos de auditoria que podem ser utilizados por essas empresas para quepossam lhes auxiliar em uma tomada de decisão e melhorar o seu controle interno sobre as mais diversas questões que vai desde a área financeira até a área operacional, e no mundo tão competitivo e globalizado em que vivemos todo controle é pouco, para que possamos evitar os desperdícios, acabar com horas de trabalhos ociosas e diminuir o pagamento indevido de impostos. Estão entre eles, Auditoria Interna, Auditoria Contábil, Auditoria Operacional, Auditoria de Gestão, Auditoria de sistemas Informatizados e Auditoria Ambiental e Auditoria da qualidade.

CONTROLE INTERNO

Todas as empresas sejam elas pequenas ou grandes, possuem controles internos, cada um com sua particularidade, porem em muitos casos os controles utilizados não esta adequado para determinada empresa,eles são importante pois ajudam aumentar a qualidade das informações e consequentemente gerar melhores resultados.

O controle interno de uma empresa é formado por profissionais capacitados, os quais visam proteger e controlar o patrimônio das organizações, prevenindo e corrigindo erros e fraudes, dentro das empresas, geralmente a maioria dos erros e fraudes acorridos dentro das empresas é visualizada pelos próprios funcionários da mesma quando no seu cotidiano realizam suas funções.

Nesse contexto se faz necessário uma auditoria, para que possa sanar as irregularidades apontadas, para que isso aconteça é extremamente necessário que o sistema de contábil e o profissional que esteja utilizando o mesmo fiquem em sintonia para que não forneça informações destorcidas, pranão comprometer a veracidade dos fatos.

O controle interno deve seguir uma relação de custo beneficio pois esses controles custam caros e uma pequena empresa não tem condições financeiras de arcar com as despesas, porem existem vários tipos de controles, nas pequenas empresas essa função geralmente é feita pelos próprios donos ou seja é feita na maioria dos casos de forma erronia, daí a importância de contratar um profissional da área contábil para exercer essa função, quanto menor a empresa menor o trabalho e consequentemente menor o custo. E com certeza ira ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. Esse controle sendo executado de forma eficaz fraudes e erros, diminuição dos custos e trabalho ocioso podem ser detectados e corrigidos rapidamente.

Para que os controles sejam eficientes é necessário que eles cumpram os objetivos esperados pelas empresas com o máximo de tempestividade necessária, utilizando o mínimo de recurso possível, pois eles vão mexer com vários setores e podem visualizá-los de forma holística e podendo dar seu parecer aos gestores possibilitando uma melhor tomada de decisão.

A utilização do controle interno nessas empresas esta viabilizando que ela alcance um maior crescimento, vivendo uma nova realidade, ajudando as empresas a prolongar sua vida no mercado, que cada dia se torna mais competitivo entre as organizações. Com tudo fica exposto que uma empresa que tenha um sistema contábil adequado e profissional capacitado tem menores custos operacionais e maior chance de continuar no mercado.

TIPOS DE CONTROLE INTERNOSExistem dois tipos de controles internos, segundo as normas de auditoria, um de natureza contábil e outro de natureza administrativa. Os controles contábeis abrangem todos os tipos de dispositivos com relação ao controle do patrimônio da entidade. Cria um tipo de dependência entre a execução das funções operacionais, controle dos bem patrimoniais como também a contabilização dos atos e fatos contábeis relacionados ao patrimônio.

Existe um sistema de registros que estrutura os dados dentro de uma estrutura formal, com a existência dos planos de contas, que facilita a utilização e a criação das demonstrações contábeis, podemos entender que os controles de natureza contábil abrangem todos os sistemas e métodos relacionados ao controle do patrimônio da organização todos os seus bens, direitos, obrigações.

AUDITORIA INTERNA

Com o crescimento das empresas e a busca pela excelência criou-se então a necessidade de ter normas e procedimentos internos para que possam facilitar o acompanhamento dos passos do dia a dia seguido pelos funcionários da organização, e esse trabalho “fiscalização” é feito pela auditoria interna.

A auditoria interna é responsável pela verificação de todos os documentos existentes dentro da empresa das mais diversas naturezas; contábeis, administrativos e até da parte de produção no caso de industrias.

Diferenças básicas entre a Auditoria Interna e a Auditoria Externa

Os métodos utilizados por ambas as auditorias, são perecidos. A preocupação das auditorias é analisar se empresa apresenta falhas, eles verificamprincipalmente o controle interno das empresas, pois eles tem a função de corrigir os erros eventuais que possam ta acontecendo.

A auditoria externa; a auditoria externa é feita por pessoas que tem interesse em saber se esta acontecendo tudo dentro das leis, o Fisco se preocupa em saber se a empresa ta apresentando todos os seus relatórios contábeis e fiscal, afim de descubrir se a ou não sonegação de impostos, outro que tem interesse nessa auditoria externa são os investidores eles querem saber se o seu dinheiro esta sendo bem cuidado, ou saber se é seguro aquela determinada empresa.

Auditoria Interna; a auditoria interna é feita exclusivamente por profissionais ligados a empresa, eles são responsáveis por todo o acompanhamento do operacional da empresa, eles fazem os relatórios de uma forma gerencial, e repassa para a administração da cúpula da empresa, porém os seus relatórios são de usos exclusivos gerenciais não são aceitos de uma forma geral fora da instituição, essa auditoria é muito importante, pois ela visa corrigir eventuais erros, e evitar assim o risco de ser penalizada pelo fisco e garantir mais segurança e confiabilidade nas suas decisões.

Segundo Crepaldi (2007, p.33):

Comparando-se os dois tipos de auditoria, podem-se traçar as seguintes

características marcantes:

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NA ECONOMIA

As pequenas e medias empresas, possuem uma grande importância econômica em nosso cenário. Números mostram que a cada dia aumenta o surgimento dessas empresas em meio à sociedade, porem é muito difícil fazer com que essas empresas novas semantenham no mercado.

Mas com muita luta e trabalho, elas encontraram um meio de sobreviver nessa concorrência tão desleal entre as pequenas e grandes corporações, elas estão se unindo e formando grupo de associações para dessa maneira aumentar o poder de compras e de barganha, consseguir melhores negociações e melhorando o seu rendimento, de uma maneira lógica perceberam que uma empresa pequena e sozinha é muito difícil de se manter ativa no mercado.

Elas têm um papel importantíssimo na sociedade, pois elas juntas são responsáveis por milhões de empregos.

OBJETIVOS;

GERAL

Demonstrar a importância da auditoria para as pequenas e médias empresas, destacando a sua importância operacional.

ESPECÍFICOS

Fazer com que o leitor entenda a importância de um controle interno dentro das organizações.

Especificar cada um dos controles existentes, para que possam facilmente ser entendido.

Indica as vantagens de uma auditoria interna.

Explicar de que forma as pequenas e médias empresas, atuam na economia.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Pesquisa Documental:

A fundação teórica se dará através de livros indicados pelo orientador,

revistas, sites e teses sobre o tema.

Referências Bibliográficas.

Auditoria Contábil - Teoria e Prática - 9ª Ed. 2013

Crepaldi, Silvio Aparecido; Crepaldi, Silvio Aparecido / ATLAS

Auditoria Fácil - Série Fácil

Ribeiro, Osni Moura; Ribeiro, Osni Moura; Ribeiro, Osni Moura; Moura Ribeiro, Juliana; Moura Ribeiro, Juliana; Moura Ribeiro, Juliana /

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »