TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Monografias: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Contabilidade Comercial, esse trabalho abordará algumas teorias conceituais que embasam a Contabilidade Comercial tais como:

Definições Conceituais dos Princípios de Contabilidade, entidade, continuidade e competência.

Regime de Apuração: Caixa e Competência

Métodos de Avaliação de Estoques (Conceitos): PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado.

Operações com Mercadorias e Impostos: Reconhecimento da Receita, Deduções da Receita, Impostos e contribuições na compra e na venda (ICMV, PIS, COFINS).

Operações Financeiras: Capitalização Composta e Taxas Equivalentes.

Demonstrações Contábeis: Demonstrações contábeis obrigatórias (Balanço Patrimonial e DRE).

Contabilidade e suas Perspectivas: Tendências da Contabilidade.

1. Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade:

1.1 Entidade: A contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil com aquelas. Imagine um pequeno comércio cujo único dono pega o dinheiro na caixa registradora da empresa. A contabilidade deverá registrar o empréstimo da empresa a seu único dono. Em resumo: o caixa da empresa não é dos donos, sócios ou quotistas, mas da entidade.

1.2 Continuidade: Para a contabilidade, a entidade é um organismo vivo que irá viver (operar) por um longo período de tempo (indeterminado), até que surjam fortes evidências em contrario. Quando se constitui uma empresa espera-se que ela tenha vida infinita. Tal admissão (vida útil indeterminada) permite registrar os fatos contábeis, as transações contábeis a valores de entrada, ou seja, o preço registrado no momento da transação, e não a valores de saída o que seria uma espécie de liquidação da empresa.

1.3 Regime de Competência: Princípio fundamental da Contabilidade a fim de atingir suas objetivas demonstrações contábeis é preparado conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem ( e não quando caixa ou outros recurso financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam os usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro. Dessa forma, apresentam informações sobre transações passadas e outros eventos que sejam as mais úteis aos usuários na tomada de decisões econômicas. O Regime de competência pressupõe a confrontação entre receitas e despesas.

2. Regime de Apuração

2.1 Regime de Caixa

Esse Regime é universalmente adotado e é o regime aceito pela legislação fiscal. Segundo esse sistema, as despesas e receitas são reconhecidas pela contabilidade independente de seu pagamento (desencaixe) ou recebimento (encaixe). No caso de Receitas apenas será contabilizada no momento em que houver recebimento. Uma venda a prazo, para recebimento em 45 dias, somente será registrada na contabilidade no efetivo recebimento.

No caso de despesas: Será salva de contabilização aquela despesa efetivamente paga. Uma compra a prazo como, por exemplo, a aquisição de materiais para escritório só será reconhecida pela contabilidade quando o seu pagamento for realizado. No regime de caixa observa-se o resultado encontrado é o confronto daquilo que realmente foi recebido e pago no ato.

2.2 Regime de Competência

A fim de atingir seus objetivos, demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando a caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis preparadas para o regime de competência informam aos usuários não somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com