TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Ensaios: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

Cacoal

2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar.

Prof. Manoel Costa

Prof. Fábio R Proença

Prof. Regis Garcia

Prof. Lissandro Falkowiski

Cacoal

2013

Sumário

Sumário .....................................................................................................................03

Introdução ..................................................................................................................o4

Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade ...........................................05

Regime de Apuração .................................................................................................06

Métodos de Avaliação de Estoques (Conceitos) .......................................................06

Operações com Mercadorias e Impostos ..................................................................07

Operações Financeiras .............................................................................................08

Demonstrações Contábeis ........................................................................................08

Contabilidade e suas Perspectivas ...........................................................................09

Considerações Finais ................................................................................................10

Referências ...............................................................................................................11

Introdução

O presente trabalho demonstrara através de estudos e pesquisas um pequeno resumo da formação de preço de venda, calculo da margem de contribuição e ponto de venda.

1. Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade.

Entidade; o princípio da entidade visa reconhecer o Patrimônio como objeto maior da Contabilidade consolidando a autonomia patrimonial, a necessidade de estabelecer a devida diferença entre o Patrimônio particular no universo dos demais patrimônios existentes independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Convém mencionar que muito embora o objeto da contabilidade seja o Patrimônio, o seu objetivo é fornecer informações aos seus usuários, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Para se alcançar o entendimento deste princípio é fundamental que se faça clara separação entre o patrimônio pertencente à empresa e àquele pertencente aos seus proprietários.

Continuidade; o fundamento deste princípio baseia-se na ideia de que, para a Contabilidade as entidades jurídicas, têm vida ilimitada, até que fato qualquer venha provocar a sua descontinuidade, a continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser considerada quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor de vencimento dos passivos, especialmente quando a cessação das atividades da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Competência; as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição do patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da Oportunidade. O reconhecimento simultâneo das receitas e das despesas, quando correlatas, é consequência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.

2. Regime de Apuração.

Caixa; Devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no expectivo exercício, independentemente da data da ocorrência seus fatos geradores, por este regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e receitas que passarem pelo caixa. O regime de caixa só é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receitas e despesas se identificam com os de recebimentos e pagamentos.

Competência; decorre o Princípio da Competência de Exercícios, por eles são considerados na apuração do resultado, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. De acordo com esse regime, não importa se as despesas passaram pelo caixa, o que vale é a datada ocorrência dos respectivos fatos geradores. Nas entidades com fins lucrativos, são fundamentais aos conceitos de custo e de receita, pois ela não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado para apuração do resultado do exercício.

3. Métodos de Avaliação de Estoques (Conceitos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com