TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Ensaios: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ERON CANABARRO PADILHA

CONTABILIDADE COMERCIAL

IJUI -RS

1º Semestre - 2013

Sumário

1. Introdução 3

2. Princípios da Contabilidade 4

3. Regime de Apuração 5

4. Método de Avaliação dos Estoques 6

5. Operações com Mercadorias e Impostos 8

6. Operações Financeiras 9

7. Demonstrações Contábeis 10

Balanço Patrimonial (BP): 10

Demonstração do Resultado do Período de Apuração (DRE): 12

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): 13

Demonstrações obrigatórias para efeitos tributários e comerciais: 13

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC): 14

Demonstração do Valor Adicionado (DVA): 15

Notas Explicativas e outros quadros analíticos: 16

8. Contabilidade e suas perspectivas 17

9. Conclusão 18

10. Bibliografia 19

1. Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos e teorias, utilizados no cálculo do custo unitário utilizando unidades equivalentes, formação de preço de venda, e cálculo da margem de contribuição e ponto de equilíbrio da empresa Línea Comércio de Móveis Ltda, a qual comercializa mesas e cadeiras executivas.

2. Princípios da Contabilidade

 Princípio da Entidade - reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

 Princípio da Continuidade - pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

 Princípio da Competência - determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

3. Regime de Apuração

A empresa Linea Comércio de Móveis Ltda, utiliza o regime de competência para registrar os fatos contábeis, uma das principais vantagens é a possibilidade de previsão, ou seja o futuro também passa a fazer parte da entidade.

No Regime de competência, significa dizer que as receitas e despesas são apropriadas na sua realização, independente do pagamento de uma despesa ou recebimento de uma receita.

Exemplo: Se a compra ocorreu no mês de junho com pagamento em agosto, a despesa deverá constar nos registros de junho, embora o pagamento seja feito em agosto.

4. Método de Avaliação dos Estoques

O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.

O método de avaliação escolhido afetará o lucro para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final, maior será o lucro, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro, ou maior será o prejuízo.

Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.

Os métodos mais comuns são:

 PEPS – Primeiro que entra primeiro que sai;

 UEPS – Ultimo que entra primeiro que sai;

 Custo médio ponderado - Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente.

5. Operações com Mercadorias e Impostos

Operações com mercadorias é a contabilização das compras e vendas de mercadorias, as devoluções de compras e cancelamentos de vendas, bem como os impostos incidentes sobre esta operação.

 Compras à vista –

D – Compra de mercadorias (CR)

D – PIS a recuperar (AC)

D – COFINS a recuperar (AC)

D – ICMS a recuperar (AC)

C - Caixa (AC)

 Compras a prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com