TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Escolar: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

1. DEFINIÇOES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE;

a. Entidade: O principio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existente, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoa, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

b. Continuidade: O principio da continuidade pressupõe que a entidade continuara em operação no futuro.

c. Competência: O principio da competência determina que os efeitos das transações e outros elementos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

2. REGIME DE APURAÇÃO;

a. Caixa: Sobe o regime caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente. Este modo e frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades publicas.

Alguns aspectos da legislação fiscal permitem a utilização do regime de caixa, para fins tributários. Porém, de modo algum o regime de competência pode ser substituído pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se isso acontece estaria violando um principio contábil.

b. Competência: É o reconhecimento das receitas e gastos e um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser reconhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. O regime de competência e um principio contábil, que deve ser, na pratica, estendido a qualquer alteração patrimonial, independente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

3. Métodos de Avaliações de estoque (conceitos)

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às

vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em adição ao fator lucro, existe um numero de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque. A lista destes fatores, excluindo a definição de lucro, incluiria:

* Aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;

* A parte prática da determinação do custo;

* Objetividade do método;

* Utilidade do método para decisões gerenciais.

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um

Determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto

maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo.

Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques. Os métodos mais comuns são:

* Custo Médio

Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.

O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente. Por esse critério, os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.

O principio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, alem do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.

* PEPS

Sigla traduzida para o vernáculo, o primeiro que entra é o primeiro que sai – FIFO

first in, first out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque a

partir das primeiras unidades compradas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas. Justificando, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção ou a ser vendida. Entretanto, não é objeto do procedimento em si, e sim o conceito do resultado (lucro). Enumeram-se, algumas vantagens deste método:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistematica; o resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

O movimento estabelecido para os materiais, de forma continua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc.

* UEPS

Traduzida da sigla LIFO – last in, first out, é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (ultimas a entrar) fossem as primeiras unidade vendidas, primeiro a sair. Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidade mais antigas e é avaliado ao custo desta unidades. Segue-se que de acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados, assim os pecos mais recentes. Também permite reduzir os lucros líquidos relatados por uma importância que, se colocada à disposição dos acionistas, poderiam prejudicar as operações futuras da empresa.

Algumas considerações do método UEPS:

É uma forma de se custear os itens consumidos de maneira sistemática e realista; nas indústrias sujeitas as flutuações de preços, o método tende a minimizar os lucros das operações;

Em períodos de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes são apropriados mais rapidamente às produções reduzindo o lucro;

O argumento mais generalizado em favor do UEPS é o de que procura determinar se a empresa apurou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com