TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Dissertações: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução

1 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE..............5

2- REGIME DE APURAÇÃO 6

3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES........................................................7

4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTO................................................8

5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS.................................................................................10

6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.......................................................................11

7 – CONTABILIDADE E SUA PESPECTIVAS..........................................................12

Conclusão

Referencias

Introdução

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que controla uma determinada empresa sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, resumindo a Contabilidade Comercial é o conjunto dos bens, direitos e obrigações.

O trabalho aborda temas de fundamental importância para o contabilista em sua rotina diário e para seu conhecimento, pois abrange o conhecimento técnico e pratico de suas ferramentas, e abrange uma visão geral de mercado e o conceito dos temas expressa nosso conhecimento adquirido no curso.

1 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE.

No exercício da profissão contábil os princípios da contabilidade poderão ser observados de forma bem clara, sendo legitimadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das entidades.

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE.

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE.

A continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.

O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.

Princípio da Competência estabelece que as Receitas e as Despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas), independentemente de recebimento ou pagamento. Prevalece sempre o período em que ocorreram.

2- REGIME DE APURAÇÃO

REGIME DE CAIXA.

É o registro contábil que no momento da efetivação de pagamento ou recebimento, não importando a que período se refere o fato, considera-se o registro dos documentos quando estes são pagos, liquidados ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.

O regime de caixa é oposto ao regime de competência, pois considera as saídas e entradas de caixa como "gatilho" para o registro contábil da transação. Trata-se de um sistema utilizado em microempresas ou somente com objetivo gerencial.

REGIME DE COMPETÊNCIA.

É o registro contábil que considera o fato gerado ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou pagamento das despesas.

Sua principal vantagem é a possibilidade de previsão, ou seja, o futuro também passa a fazer parte da contabilidade da entidade.

Como exemplo pode ser citar uma compra de mercadorias a prazo, sendo que a compra ocorreu no mês de janeiro com pagamento em fevereiro, a despesa deverá constar nos registros de janeiro, embora o pagamento seja feito em fevereiro.

3 – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES.

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo. Os métodos mais comuns são:

PEPS

Com base nesse critério, dá-se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.

O movimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos à deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc. Primeiro a entrar, Primeiro a Sair (PEPS).

As Vantagens do Método São:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;

O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

UEPS.

O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com